Tupã inicia ontem (16) a 2ª Fase da Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios, que se estenderá até o dia 30 de setembro.
O objetivo da campanha é mobilizar equipes de saúde e a população para a identificação e investigação precoce de pessoas com sintomas respiratórios persistentes, particularmente aqueles com tosse há mais de três semanas, ou duas semanas no caso de indivíduos institucionalizados.
A busca ativa é uma ação estratégica que envolve a participação de todos os profissionais de saúde em diversas oportunidades de atendimento, como consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, pré e pós-consultas, salas de vacina, acolhimento, visitas domiciliares e em espaços coletivos como escolas, empresas, asilos e hospitais.
Durante este período, será coletada uma amostra de escarro de cada paciente identificado com sintomas respiratórios persistentes para a realização de baciloscopia.
As amostras devem ser devidamente identificadas como “campanha” e encaminhadas ao Laboratório Municipal de Tupã para análise.
A Secretaria de Saúde de Tupã destaca a importância desta campanha para a saúde pública, pois a identificação precoce de sintomáticos respiratórios pode prevenir a tuberculose.
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.