A Prefeitura de Tupã anunciou medidas mais rígidas no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e chikungunya, e uma das principais ações é o recolhimento de veículos abandonados pelas ruas da cidade.
A partir desta semana, uma força-tarefa irá rastrear e identificar carros que estão parados há muito tempo, servindo de possíveis criadouros para o mosquito. Os veículos serão adesivados com um aviso para que os proprietários façam a remoção em até cinco dias.
Caso o prazo não seja cumprido, o carro será guinchado para o pátio municipal. Após 30 dias sem retirada, o veículo irá a leilão e o dinheiro arrecadado será investido em ações de combate ao Aedes.
Além do recolhimento de veículos, a campanha “Tupã Mais Limpa” também prevê mutirões de limpeza em áreas públicas e terrenos particulares, eliminando focos do mosquito e animais peçonhentos, como escorpiões.
A campanha vai concentrar esforços, mediante emprego de força combinada entre várias Secretarias, com o objetivo de desenvolver trabalhos específicos e de mobilizar toda sociedade em ações que culminem com a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.
Entre as iniciativas que serão agregadas aos trabalhos já realizados, está a mobilização de estudantes da rede municipal. “As crianças têm um grande poder de sensibilizar os pais, por isso, se tornam grandes aliados nesta campanha”, explicou o prefeito.
A Secretaria de Comunicação, em parceria com a Secretaria de Educação, irá desenvolver um material didático especial, destinado às crianças. Estas cartilhas serão distribuídas aos estudantes da rede municipal de ensino. Aproveitando a capacidade que o público infantil tem de influenciar os pais e outros familiares, a ação pretende, não somente inspirar e educar as futuras gerações, mas gerar impacto no presente, mobilizando os moradores de todas as faixas etárias na cruzada contra o mosquito.
A Prefeitura vai intensificar também o trabalho de limpeza em áreas públicas e terrenos particulares. Além de eliminar criadouros do Aedes aegypti, esta ação tem o mérito de exterminar também animais peçonhentos como escorpiões. Haverá um reforço no número de servidores empenhados nesta ação, garantindo mais agilidade e rapidez.