O incêndio na empresa de beneficiamento de amendoim em Tupã, localizada às margens da (SP-294) na noite de sexta-feira (21), por volta das 23h30, destruiu 20 mil sacas de 25 quilos de amendoim, totalizando cerca de 500 toneladas do produto.
O Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil de oito cidades da região – Pompéia, Quintana, Herculândia, Tupã, Iacri, Arco-Íris, Queiroz e Bastos – e de caminhões-pipa de duas usinas, atuou de forma ininterrupta no controle do incêndio. Até a tarde de segunda-feira, cerca de 300 mil litros de água haviam sido utilizados no combate às chamas.
De acordo com a Defesa Civil, o incêndio foi controlado por volta das 13h de domingo (23), mas ainda persistiam focos de fogo até segunda-feira (24). Equipes da empresa seguem monitorando o local, que também passará por remoção de material e demolição da estrutura comprometida. Um caminhão-pipa permanece de prontidão no galpão para conter possíveis novos focos.
Quatro carretas foram atingidas pelas chamas – duas em processo de descarregamento e outras duas já carregadas com amendoim selecionado. Apesar da intensidade do incêndio, não houve registro de feridos.
Moradores de bairros próximos relataram grande quantidade de fumaça e estouros durante a madrugada de sábado, inicialmente confundidos com sinais de chuva. Ao amanhecer, o forte cheiro de fumaça e a visibilidade comprometida chamaram a atenção da população.

A previsão é de que pequenos focos ainda persistam pelos próximos dias, já que o amendoim contém óleo, o que prolonga a combustão. A causa do incêndio ainda será investigada, mas há suspeita de que fagulhas provenientes de uma caldeira possam ter iniciado o fogo. A perícia será realizada assim que o local estiver completamente resfriado.