cresol

O Museu Histórico e Pedagógico “Índia Vanuíre” já iniciou a programação de abril com atividades voltadas à valorização das culturas indígenas e da memória social. Aos fins de semana, o projeto “Família no Museu” promove ações inspiradas na exposição Tupã Plural, com jogo da memória sobre a Aldeia Indígena Vanuíre.

O destaque do mês será registrado no período de 8 a 17, com a realização da 53ª Semana dos Povos Indígenas, que vai oferecer rodas de conversa e oficinas de artesanato.

O público também pode visitar as exposições temporárias que estão em cartaz.

 

Família no Museu:
O Museu Histórico e Pedagógico "Índia Vanuíre"  convida o público a participar das atividades culturais realizadas aos sábados e domingos, das 10 às 17 horas. As ações buscam oferecer experiências lúdicas e reflexivas, aproximando as famílias da proposta educativa do museu.

Neste mês, as atividades são inspiradas na exposição de longa duração “Tupã Plural”. Por meio de um jogo da memória temático, os visitantes poderão conhecer aspectos do módulo “Aldeia Indígena Vanuíre”, que destaca a presença e a cultura dos povos indígenas do Oeste paulista.

A programação é conduzida pela equipe educativa do museu e integra as ações de valorização e difusão da diversidade cultural indígena.

53ª Semana dos Povos Indígenas

A partir de amanhã, dia 8, até o próximo dia 17 de abril, o Museu Histórico e Pedagógico “Índia Vanuíre” realiza uma série de atividades como parte da 53ª Semana dos Povos Indígenas. A programação inclui rodas de conversa com representantes indígenas, seguidas de oficinas de artesanato tradicional.

Os encontros propõem espaços de diálogo sobre saberes, práticas e histórias dos povos originários, destacando também a importância da arte como forma de resistência e preservação cultural. O público poderá participar de vivências práticas, aprendendo técnicas artesanais utilizadas por diferentes etnias.

A ação integra os esforços do museu para fortalecer a visibilidade e o protagonismo indígena, promovendo o respeito à diversidade e o reconhecimento das culturas ancestrais presentes no Brasil. A programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais da instituição.

Exposições temporárias

Memória Silenciada: A Presença Negra em Tupã visa recuperar a história muitas vezes invisibilizada da população negra na cidade de Tupã, destacando suas contribuições essenciais para a formação social, cultural e econômica da região.

Grafismos e Artes Indígenas

 A exposição destaca a riqueza cultural das etnias kaingang, krenak, terena e guarani nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra é um compromisso de respeito e preservação cultural.

A Arte e o Saber Ancestral
O museu apresenta uma exposição dedicada ao artesanato dos povos indígenas das terras Vanuíre, Icatu e Araribá. A mostra destaca o patrimônio cultural e a sabedoria ancestral dos povos kaingang, krenak, terena e guarani nhandewa por meio de uma seleção de peças artesanais que refletem a identidade e as tradições dessas comunidades.

O museu funciona às terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9 às 18 horas; e quintas, das 9 às 20 horas.

Paineira Tupã

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram