Amor Saúde

A Secretaria de Saúde de Tupã confirmou, nesta segunda-feira (28), o primeiro caso de leishmaniose em humanos neste ano. A paciente é uma criança de dois anos, moradora do conjunto habitacional Jamil Dualibi. Ela está internada em hospital de Marília, com quadro de saúde estável.

Segundo a Prefeitura, as ações de combate às arboviroses (doenças transmitidas por insetos, como dengue, zika e chikungunya) seguem em nível máximo de alerta. Toda a estrutura do governo municipal está mobilizada para conter a proliferação de doenças.
A leishmaniose é uma doença infecciosa causada por parasitas transmitidos pela picada de insetos conhecidos como flebotomíneos (mosquito-palha). Os principais sintomas incluem febre persistente, perda de peso, aumento do baço e do fígado, além de anemia e fraqueza.

As autoridades reforçam a importância da colaboração da população nas medidas de prevenção, como manter quintais limpos, eliminar criadouros de insetos e permitir o acesso dos agentes de saúde às residências.

ZOOM APP

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram