TUPA MAIS LIMPA

A cidade de Tupã recebe pela terceira vez o Pint of Science, maior festival de divulgação científica do mundo. A edição local começou ontem (19), no Tropeiros Espetaria, e continua nesta terça-feira (20), a partir das 19h30, no Villa Guiné Chopp e Burguer, na Rua Anita Costa, 247. O evento é gratuito, aberto ao público e une ciência, bate-papo e diversão.

A proposta do festival é levar temas científicos ao ambiente informal dos bares, aproximando pesquisadores da população com linguagem simples e acessível. Promovido por instituições como a UNESP e o Instituto Federal – câmpus Tupã, o evento oferece ainda promoções, brindes e música ao vivo.

O tema da noite desta terça é “Águas e pingas: um gole de reflexão”. A primeira palestra será com o professor Michel Eustáquio Dantas Chaves (UNESP), que abordará justiça climática e racismo ambiental a partir da vivência de populações ribeirinhas. Em seguida, o professor Raúl Andrés Martínez Uribe (UNESP) discute o impacto do álcool na saúde e na cultura brasileira.

A programação inclui ainda chopp em dobro e apresentação do cantor Thiago Vilela, com couvert artístico gratuito, patrocinado por empresas locais.

O Pint of Science surgiu na Inglaterra e está presente hoje em 169 cidades brasileiras. No Brasil, a iniciativa é coordenada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A edição de 2024 celebra os dez anos do festival no país, com mais de dois mil voluntários envolvidos.

Em Tupã, o evento conta com apoio de diversas entidades, empresas e rádios locais. A primeira noite, na segunda-feira, discutiu genética e jogos digitais, com palestras sobre diagnóstico do câncer e os riscos escondidos nos jogos de aposta online.

A programação completa segue até quarta-feira (21) em outras cidades do Brasil. Em Tupã, o brinde final acontece hoje.

 

 

prefeitura dengue

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram