Equipe de controle de zoonoses “caça” escorpiões no Cemitério da Saudade
01/08/2025
Fonte: Imprensa
Ação é realizada sistematicamente e segue protocolo ditado pelo Ministério da Saúde.
Uma equipe do Setor de Controle de Zoonoses realizou, na noite desta quinta-feira (31), mais uma etapa do trabalho que é realizado sistematicamente com o objetivo de reduzir o número de acidentes com escorpião registrado na cidade. Os profissionais visitaram o Cemitério da Saudade para capturar amostras do aracnídeo, evitando sua proliferação. No total, foram coletados 44 animais.
“Na época mais fria, é normal que haja uma redução. Independente disso, continuamos realizando o trabalho, seguindo protocolo ditado pelo Ministério da Saúde”, explicou a chefe do setor, Meiriele Melo. De acordo com ela, no período de maior calor, são capturadas entre 300 e 400 amostras em cada incursão. “Este trabalho é realizado a cada 40 dias e ajuda a manter sob controle a proliferação de escorpiões. Isso é importante porque a região do entorno do cemitério é muito populosa”, destacou.
As amostradas capturadas ficam armazenadas em segurança e, depois, são encaminhadas ao Instituto Butantan. Em todo Centro-Oeste Paulista, Tupã é o único município faz este tipo de trabalho. Segundo um levantamento realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses, no ano passado foram enviados mais de 2000 espécimes. Os aracnídeos capturados são usados para extração do soro utilizado para tratamento em caso de acidentes com picada do animal.
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.