Cresol Cooperar é Ganhar (Versão 2)

O prefeito Renan Pontelli, apresentou na manhã desta quinta-feira (4) a iniciativa “Saúde Solidária: um gesto, uma vida”, que vai mobilizar médicos de várias especialidades para agilizar o atendimento à população. A ideia é simples: os profissionais médicos voluntários doam consultas e a central de regulação da Prefeitura fazem a triagem dos pacientes em situação mais complicada e os direcionam aos atendimentos. Nesta primeira etapa, 30 profissionais já aderiram. Especialistas altamente requisitados, como otorrinolaringologistas, ortopedistas, cirurgiões vasculares, endocrinologistas, urologistas ou gastroenterologistas, entre outros já aderiram ao projeto e irão trabalhar para reduzir a fila de espera por atendimento.

A partir da semana que vem, as equipes da central de regulação da Secretaria de Saúde passam a entrar em contato com os médicos voluntários para saber o número de consultas e a disponibilidade de agenda que cada médico inscrito vai doar ao programa. Com base nestas informações, a equipe cria uma lista com pacientes prioritários, observando critérios técnicos, e vai marcando os atendimentos. A expectativa da Secretaria de Saúde com a lançamento desta iniciativa, é reduzir consideravelmente a fila de espera por uma consulta com especialistas. Vale destacar que, em muitos casos, seria necessário encaminhar pacientes para o atendimento prestado pelo estado, através do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o que leva um período considerável de tempo, já que, neste caso, o atendimento é regional.

O programa “Saúde Solidária” continua aberto. Médicos de qualquer especialidade que queiram aderir devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde, através do telefone (14) 3404-2200. Há a previsão de que, em um curto espaço de tempo, novos profissionais passem a integrar o programa. Os responsáveis pelo trabalho alertam que o critério para escolha dos pacientes será estritamente técnico. A equipe de triagem vai analisar uma a uma as fichas dos pacientes e encaminhar para as consultas aquelas de maior urgência.

Refis

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram