Prefeitura inicia vacinação contra a gripe em pessoas acamadas
04/05/2017 Serão imunizadas pessoas que já são registradas na Secretaria de Saúde e também novos cadastrados
A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a equipe da Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta quinta-feira a Campanha de Vacinação contra a Gripe em pessoas acamadas. A meta é de imunizar aproximadamente 100 pacientes acamados em Tupã até esta sexta-feira.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Tupã, Joselaine Pio Rocha, desde o dia 17 de abril, já foram registrados 9.973 doses aplicadas, onde 785 são crianças de seis meses e menores de cinco anos; 253 são gestantes; 43 são puérperas; 1.315 são profissionais da saúde; 238 são professores da rede municipal de ensino 4.982 são pessoas com 60 anos ou mais; 2.325 são doentes crônicos e outros 31 são pacientes sem morbidades que tomaram a vacina mediante receita médica.
"Graças ao trabalho da equipe e dos postos de saúde do município nós já estamos bem adiantados com a aplicação das vacinas, principalmente nas doses dos acamados, da qual toda a equipe está focada em vacinar 100% dos pacientes", conta.
Segundo Josi, a ação, que tem destaque nacional, contará também com o dia D de vacinação, que será realizada no próximo dia 13 de maio. De acordo com o Ministério da Saúde, em Tupã está previsto para serem vacinadas 25 mil pessoas do grupo especial.
"Nossa meta esse ano é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. A proposta do Governo é começar a imunização pelos grupos prioritários até abrir a vacinação para a população toda", explicou.
A enfermeira contou ainda que as pessoas que por algum motivo não se enquadrarem nos grupos prioritários e precisam tomar a vacina, necessitam apresentar uma indicação médica e se enquadrar nos fatores determinantes para receber a primeira dose, caso contrário, a solicitação será enviada à Vigilância Epidemiológica para avaliação e retorno a unidade.
Vacina
De acordo com Josi, a vacina deste ano é do tipo trivalente, ou seja, contra três tipos de vírus da Influenza, inclusive o vírus do H1N1. A vacina é anual, devido às mudanças das características dos vírus influenza consequentes da mutação do vírus.
"É importante salientar que ocorreu mudanças em relação á vacina trivalente indicada para a temporada de 2017. A vacina que tem circulado desde 2009, foi modificada pela primeira vez nos últimos sete anos. Somente neste ano está prevista a distribuição de cerca de 12,6 milhões de doses de vacina influenza para garantir a vacinação de toda população do Estado de São Paulo", finalizou.