Um novo capítulo começa a ser escrito na história do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre. A partir de 23 de fevereiro de 2026, o espaço ficará temporariamente fechado para visitação presencial para a atualização da exposição de longa duração. A inauguração da nova mostra está prevista para o dia 18 de abril.
A reformulação marca a celebração dos 60 anos da instituição e inclui reorganização dos espaços, revisão de conteúdos e novos percursos expositivos. Durante o período, que segue até 17 de abril, não haverá atendimento presencial ao público.
O que muda na prática
A nova exposição foi construída em diálogo com representantes das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá. Participaram comunidades Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, que contribuíram na definição das narrativas, escolha de objetos e organização dos espaços.
O novo percurso dará destaque à presença histórica e contemporânea dos povos indígenas na região, apresentando suas culturas, transformações e contribuições para a formação social e cultural de Tupã e do Centro-Oeste Paulista.
Também permanecem no roteiro temas relacionados às colônias de imigrantes e à contribuição da população negra, agora integrados à nova proposta expositiva.
Programação continua no ambiente digital
Mesmo com o fechamento temporário, o museu manterá atividades e conteúdos nas redes sociais, com informações sobre os bastidores da atualização e ações educativas em formato online.
Serviço
Período sem visitação presencial: de 23 de fevereiro a 17 de abril de 2026
Inauguração da nova exposição: 18 de abril de 2026
Endereço: Rua Coroados, 521 – Centro – Tupã/SP
Informações: (14) 3491-2202
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.