CRESOL COOPERAR É GANHAR

A cidade de Herculândia recebe, entre os dias 23 e 25 de março, a carreta itinerante do Museu Catavento, que ficará aberta ao público das 8h30 às 17h30. A ação integra o programa CultSP na Estrada e oferece entrada gratuita, com classificação livre.

A unidade móvel, intitulada “Museu Catavento: Ciência que vai até você”, leva ao interior parte do acervo do museu por meio de nove experiências interativas nas áreas de física, química, biologia, geografia e história. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com o objetivo de ampliar o acesso à ciência e à educação.

Com cerca de 20 metros de comprimento e estrutura interna expansível para até 60 metros quadrados, a carreta foi adaptada para recriar ambientes do museu de forma itinerante. A proposta é proporcionar ao público uma experiência educativa dinâmica, com atividades práticas e participativas.

O circuito de visitação tem duração média de 25 minutos e atende grupos de até 20 pessoas por sessão. Durante o percurso, quatro educadores acompanham os visitantes, atuando como mediadores das atividades.

Entre os destaques estão o gerador de Van de Graaff, que demonstra efeitos da eletricidade estática, a bicicleta que gera energia por meio do esforço físico, uma maquete tridimensional do núcleo da Terra e uma instalação sonora com o canto de 30 espécies de aves brasileiras.

A estrutura conta com acessibilidade e também terá oficinas educativas realizadas na área externa, em parceria com espaços culturais do município. A iniciativa reforça a proposta de democratizar o conhecimento científico, levando experiências educativas a diferentes regiões do Estado.

*Estagiária Kamily Canola sob supervisão da jornalista Bruna de Pieri

MELLO

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram