O Banco de Sangue da Santa Casa fechou o mês de abril com 190 doações. O número representa queda de 14% em relação à média de 220 coletas mensais realizadas pela unidade, nos demais meses do ano.
A bióloga responsável pelo Banco de Sangue da Santa Casa, Débora Guastalle, disse que o ideal seria encerrar cada mês com pelo menos 300 doações, um aumento de cerca de 37%. "Porém, há dois anos não conseguimos atingir esse número", salientou.
Débora explicou que as doações começaram a apresentar queda após o carnaval e poderão cair ainda mais com a chegada do Inverno. Nos últimos dias, com as temperaturas mais amenas, houve um pequeno recuo.
Para manter o estoque, a equipe do Banco de Sangue desenvolve campanhas com instituições públicas e privadas de Tupã. "Todos os meses temos campanhas e isso nos ajuda a abastecer nosso estoque", ressaltou Débora.
O Banco de Sangue abastece os hospitais Santa Casa e São Francisco, com o fornecimento de bolsas de sangue. A bióloga destacou que, por mês, são realizadas, em média, cerca de 110 transfusões de sangue na Santa Casa e 100 no Hospital São Francisco. "Estamos com nosso estoque sempre no limite e nunca temos sobras de bolsas de sangue", enfatizou.
As bolsas de sangue são utilizadas para transfusões de rotina, emergên-cias e reservas cirúrgicas. A demanda por esses serviços continua em alta nos hospitais, porém, nos próximos meses a oferta de bolsas de sangue poderá diminuir ainda mais, caso a população não colabore com novas doações. Vale lembrar que esse ato salva a vida de centenas de pacientes todos os meses.
Doação
Para doar sangue, o interessado deve possuir idade entre 15 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de documentos e autorização dos responsáveis), pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde, descansado e alimentado. Também é preciso apresentar documento original com foto.
Os impedimentos temporários são para gestantes, lactantes, quem ingeriu bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação, fez tatuagem nos últimos 12 meses ou teve resfriado em menos de sete dias. Os indivíduos que passaram por uma situação em que há risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, precisam aguardar pelo menos 12 meses.
Caso a pessoa tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade ou tenha evidência clínica de hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e doença de Chagas, malária ou fez o uso de drogas ilícitas injetáveis, não poderá doar sangue permanentemente.
O Banco de Sangue da Santa Casa de Tupã está localizado na Rua Manoel Ferreira Damião, 444. As doações podem ser realizadas das 7h30 min às 12 horas. O telefone é o 3404-5555, ramal 5598.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.