Secretaria de Saúde confirmou 1º caso de chikungunya em Tupã
31/05/2017 Além do caso confirmado, outro caso suspeito da doença foi negativado
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Combate a Endemias, alerta novamente a população sobre a necessidade de colaborar com as ações de prevenção e combate não só contra dengue, mas também à febra amarela, zika vírus e chikungunya.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, o novo alerta se deve à confirmação ontem do primeiro caso de chikungunya do município. Além do caso confirmado, outro caso suspeito da doença foi negativado.
Segundo Laércio, o paciente começou a apresentar os sintomas no mês de março; as amostras para sorologia de chikungunya foram enviadas no início de abril e a confirmação foi divulgada ontem. "Infelizmente tivemos a confirmação do primeiro caso da doença ontem. O caso, confirmado em uma mulher, foi na zona oeste da cidade. Em caso suspeito de chikungunya, inicialmente deve ser feita sorologia para dengue e assim que for descartado, é realizada a sorologia para chikungunya pelo instituto Adolfo Lutz. Todo o trabalho necessário para conter a doença foi feito pelos profissionais da Saúde, impedindo que outras pessoas também fossem contaminadas, mas é importante que toda a população colabore, eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti", explicou.
Laércio enfatizou também que os trabalhos de bloqueio e controle de criadouros foram realizados em tempo oportuno pelos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. "Não será realizada a nebulização no local porque já passou o prazo dos quinze dias do início dos sintomas", completou.
O secretário também informou a população deve ficar atenta aos sintomas como febre, dor intensa nas articulações e/ou artrite intensa de início súbito. Em caso de suspeita de Dengue, Zika, chikungunya e Febre Amarela, a Secretaria Municipal da Saúde iniciará todas as atividades de controle da transmissão da doença.
Apesar das ações contínuas de combate ao Aedes aegypti, Tupã registrou 1º caso de chikungunya