A Escola de Formação Industrial "Paulo Renato Stort" (Senai) está com inscrições abertas para o curso de Soldador ao Arco elétrico MAG. As inscrições tiveram início na última sexta-feira (9) e se estende até o dia 10 de julho.
De acordo com o coordenador do Senai, Israel Velloso Neto, as inscrições podem ser realizadas no Senai, localizado na rua Tapajós, 804, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17 horas.
Ele informou também que o curso será destinado a alunos que tenham completado a 6ª série do Ensino Fundamental. O curso será destinado a alunos com a faixa etária de 18 a 65 anos e ainda conta com 12 vagas restantes.
Segundo o coordenador, os cursos são dirigidos a profissionais que já atuam ou que buscam uma nova oportunidade de inserção no mercado de trabalho.
"Além disso, o curso proporciona qualificação, aperfeiçoamento e especialização profissional e sua duração varia de acordo com as especificidades de cada curso oferecido", ressaltou.
Israel informou que o curso tem o objetivo de oferecer o desenvolvimento de competências para cortar, preparar material e soldar pelo processo MAG e controlar a qualidade do cordão de solda, nas posições plana, horizontal e vertical, para confecção e recuperação de equipamentos, máquinas, estruturas metálicas e ferramentas, utilizando materiais em aço carbono, montando e preparando o equipamento de soldagem e seguindo legislação pertinente, procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de preservação ambiental, de saúde e segurança.
"O curso terá início no dia 24 de julho e terá duração de cerca de 5 meses. O curso conta com carga-horária de 165 horas. As aulas serão realizadas de segunda, terça e quinta-feira, das 19 às 22 horas", informou.
Conteúdo
O coordenador explicou que o conteúdo programático do curso será "Tecnologia e Desenho aplicado a soldagem": fundamentos de desenho técnico; simbologia e terminologia; desenho técnico de conjuntos montados de metalomecânica; segurança e higiene; fundamentos de eletricidade; materiais ferrosos e não ferrosos; corte térmico; documentação técnica; ensaios destrutivos e não destrutivos; instrumentos de medição e ferramentas.
"Também fará parte da programação ‘Prática de soldagem’: processo oxicorte; fontes de energia; equipamentos; processo MAG; técnicas de soldagem; tipos de juntas; parâmetros; consumíveis; solda de revestimento na posição plana; posições; limpeza entre passes de solda; descontinuidades na solda; processos de correção no cordão de solda e técnicas de emenda no cordão de solda. É importante ressaltar que ao final do curso, o aluno certificado do Senai", concluiu.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.