No mundo inteiro, o dia 24 de junho é tradicionalmente celebrado como Dia da Música. Neste ano, o Projeto Guri de Tupã, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, também vai comemorar a data.
De acordo com a diretora executiva do Projeto Guri, Alessandra Costa, para o Dia da Música, estudantes dos mais de 300 polos de ensino, espalhados por todo o Estado de São Paulo, deverão realizar um projeto que tenha sido elaborado por eles, com apoio das equipes.
"Propusemos aos alunos o desafio de pensar em alguma atividade que acontecesse fora do polo de ensino, em outros espaços da cidade, convidando a população a celebrar este dia de uma forma mais interativa", comentou.
Segundo Alessandra, os eventos elaborados pelos estudantes irão ocorrer fora da sala de aula, em diversos espaços das cidades participantes, tais como praças, quadras de escolas, coretos, parques públicos e outros. Vale destacar que todas as atrações são gratuitas e abertas ao público em geral.
"Os formatos para as atividades são os mais variados. Haverá saraus, piqueniques musicais, gincanas, show de talentos, jogos, festas etc. A ideia é colocar o jovem como elemento central das práticas educativas", explica.
Programação
De acordo com o cronograma de participação do Dia da Música, o Projeto Guri - pólo de Tupã realizará no próximo dia 24, uma participação na "Festa Junina Musical", que ocorrerá às 14h no Instituto Federal de Tupã, localizado na Av. do Universitário, 145.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos (até 21 anos na Fundação CASA).
Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela "Amigos do Guri", enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.
A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA.
Além do Governo de São Paulo, idealizador do projeto, a Amigos do Guri conta com o apoio de Prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir:
www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.