Rede Feminina de Combate ao Câncer recebe doação de 600 litros de leite
21/06/2017 A doação foi arrecadada durante o "1° Torneio Solidário de Natação" promovido pela Secretaria Municipal de Esportes
A Secretaria Municipal de Esportes, juntamente com a Prefeitura Municipal de Tupã, entregou nesta quarta-feira (21) os 600 litros de leite que foram arrecadados em prol à Rede Feminina de Combate ao Câncer, durante o "1º Torneio Solidário de Natação", realizado no último domingo (18). A entrega aconteceu no Hospital São Francisco de Assis, onde o secretário de Esportes Marco Pinheiro, a equipe da secretaria e o vice-prefeito, Caio Aoqui, puderam conhecer o setor de oncologia mantido pela Rede.
De acordo com a presidente da entidade, Dinah Modelli, os leites serão de extrema importância para o tratamento dos doentes atendidos pela Rede Feminina. "O leite é a base dos tratamentos, pois sem ele o doente não toma a medicação, então quanto mais tiver, melhor, pois além da medicação, oferecemos ainda gratuitamente as vitaminas, tudo isso através do leite". Dinah explicou ainda, que com doação, os pacientes que consumiam três litros por semana, poderão consumir o dobro. "Essa ação foi importantíssima e em nome da minha diretoria, voluntárias e principalmente desses doentes de Tupã que serão beneficiados, eu agradeço à Prefeitura e à Secretaria de Esportes pela ação".
O técnico da equipe de Natação de Tupã, Marcelo Mazaro de Lima, o "Tubarão", disse que a idéia de criar um torneio solidário surgiu dos próprios atletas, mas com a divulgação do torneio, os pais tomaram a iniciativa de arrecadar mais doações, o que fez com que a expectativa, que era de arrecadar pelo menos 200 litros de leite fosse praticamente triplicada. "Nós entramos em contato com os pais dos atletas e pedimos que fossem doados três litros de leite a cada inscrição e isso tornou algo grande, pois recebemos ligações de pessoas interessadas em colaborar. Além da doação dos mais de 100 inscritos, conseguimos ainda doações por parte da UNESP".
O campeonato foi dividido em categorias e contou também com a participação de alunos do projeto de natação da Secretaria Municipal de Educação. Para o secretário municipal de Esportes, Marco Pinheiro, este não foi um torneio de competição e sim de interação entre os projetos.
"Essa é a segunda vez que fazemos uma competição neste modo, atrelando esporte às ações sociais. Quero agradecer o professor Marcelo e toda a equipe que se emprenhou para fazer esse campeonato. Isso demonstra que o papel do esporte também é de colaborar com as entidades", ressaltou Marco.
O vice-prefeito Caio Aoqui também esteve presente durante a entrega das doações e destacou que a ação provou mais uma vez o quanto Tupã é uma cidade solidária. "Só temos que parabenizar a todos os envolvidos, nós estivemos presentes nesse torneio de natação e pudemos ver o grande número de crianças e jovens participando, uma bela organização do Marcelo que é apaixonado pela natação. Além da prática do esporte, que gera qualidade de vida, as crianças também puderam fazer uma ação solidária, o que mostra que a grande maioria dos tupãenses gosta de ajudar o próximo".
A Rede Feminina de Combate ao Câncer
A Rede Feminina surgiu em Tupã no ano de 1993 e foi responsável pela compra do primeiro aparelho de quimioterapia ao município, a capela de fluxo laminar. A partir disso, dezesseis municípios vieram para Tupã à procura do tratamento. Todo o trabalho da entidade é feito por mulheres em prol dos doentes, que não pagam nada pelo atendimento, que é realizado no setor de oncologia do Hospital São Francisco de Assis.
A Rede promove durante toda a semana o seu tradicional bazar da pechincha, localizado no Grande Hotel Tamoios. Toda a renda é revertida para a doação de materiais como próteses e medicamentos. Além disso, a entidade mantém psicólogo, enfermeira e assistente social no setor de oncologia.