Hospital São Francisco e Secretaria de Saúde realizam curso para gestantes
22/06/2017 Objetivo do curso é receber gestantes para esclarecer dúvidas e orientá-las sobre a gestação
A maternidade do Hospital São Francisco de Assis, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Atenção Básica e Unidades de Saúde, promoveu na tarde de ontem um curso destinado às gestantes para aproximar os pais da maternidade.
Os cursos serão oferecidos durante as visitas das gestantes à maternidade do hospital. A enfermeira responsável pela atenção básica, Simone Veronez, explicou que objetivo desse trabalho é que a maternidade receba as gestantes que protagonizam o momento do parto com mais tranqüilidade.
"O nosso principal objetivo é proporcionar a vinda das gestantes até a maternidade para que possam conhecer a maternidade onde vão ganhar os bebês, conhecer a rotina dos profissionais e fortalecer o vínculo entre os profissionais e as mães", informou.
De acordo com ela, a acolhida que o hospital oferece às mães é necessária e extremamente importante para garantir que as futuras mamães confiem nos trabalhos realizados pelos profissionais.
"Esse contato e essa confiança é muito importante em um momento delicado e particular, que é a chegada do filho, principalmente para aquelas que serão mães pela primeira vez, tornando assim, um momento tranqüilo", disse.
A enfermeira explicou que reuniões são realizadas todas as quintas-feiras. Todas as unidades têm um cronograma para acompanhamento nos USFs com horário estabelecido.
"As gestantes que fazem acompanhamento nas UBS também têm as portas da maternidade abertas nas quintas-feiras com horário diferenciado. Convidamos as gestantes que fazem acompanhamento de pré-natal nas unidades básica de saúde que participem dessa iniciativa", convidou.
A Doutora Rose Chiaradia destacou que a parceria com a Secretaria de Saúde está sendo ampliada para oferecer diversos benefícios à população, assim como o curso que será realizado todas as quintas-feiras destinado às gestantes.
Segundo ela, os cursos serão realizados nas quintas-feiras no período da manhã e no período da tarde para que todas as gestantes que passam pelo acompanhamento de pré-natal nas unidades básicas de saúde tenham o acompanhamento também da maternidade.
"A cada semana teremos um profissional diferente, com um tema diferente para orientar, esclarecer dúvidas, tranqüilizar os medos e vários outros assuntos relacionados à gestação. São assuntos importantes para serem abordados desde o começo da gestação. As mulheres podem convidar também os companheiros para participarem do curso, pois acreditamos que é importante essa união do casal nesse momento", disse.
Rose informou que o Hospital São Francisco e a Secretaria de Saúde estão buscando atingir todas as gestantes, pois é comum que haja dúvidas e insegurança.
"Toda gestante que passa por esse preparo, que conversa sobre todos os seus medos e ansiedades, chega com mais tranqüilidade no momento tão esperado que é o nascimento do filho. Por isso, estamos à disposição das gestantes e dos casais, através de uma equipe de profissionais capacitados para melhor atendê-los", informou.
As mães Elda e Daniele relataram que acreditam que essa é uma importante ação para colaborar com as gestantes. "O primeiro curso foi muito proveitoso e acreditamos que através dessas reuniões, vamos conseguir tirar nossas dúvidas e poderemos contar com o apoio que é necessário nesse momento", ressaltaram.