Essa é uma semana especial para a comunidade católica e moradores de Tupã. Hoje, quinta-feira, dia 29 de junho, é comemorado o Dia do Padroeiro - São Pedro, feriado municipal. Por isso, desde o começo da semana a Paróquia São Pedro Apóstolo, localizada na Praça da Bandeira, vem promovendo eventos especiais, que fazem parte das festividades religiosas do padroeiro São Pedro.
Segundo a história, Jesus viu em Pedro alguém aberto a Deus. Por causa disso, o chamou para ser a pedra angular da Igreja. Pedro fraquejou, vacilou, negou Jesus por três vezes. Mas, quando Jesus o pediu para apascentar as suas ovelhas, ele se arrependeu.
Matriz de São Pedro
São Pedro, considerado o Príncipe dos Apóstolos, tornando-se o primeiro papa da Igreja, é o padroeiro da Paróquia São Pedro Apóstolo e também do município de Tupã.
Há quem confunda a história da Paróquia São Pedro Apóstolo com a história do município de Tupã.
Segundo as informações da igreja, o fundador da cidade, Luiz de Souza Leão, escolheu São Pedro como padroeiro, por acaso. Conforme consta nos registros históricos da cidade, durante uma viagem a Marília, em março de 1934, o fundador encontrou Pedro Altenfelder, titular do cartório do segundo ofício naquele município.
Em conversa com o amigo, Souza Leão percebeu que Tupã, já com cinco anos e em pleno desenvolvimento, ainda não tinha um padroeiro. Por sugestão do dono do cartório, o fundador decidiu dedicar a cidade a São Pedro. O oficial do cartório de Marília ainda se comprometeu em doar a imagem do padroeiro à cidade.
Mas, a imagem original, doada pelo amigo do fundador, acabou desaparecendo no mesmo ano em que chegou em Tupã. O fundador da cidade estimava a imagem e chegou a oferecer uma recompensa de 5 mil cruzeiros, quantia alta na época, para a pessoa que a encontrasse.
Ainda em 1934 foi construída a pequena igreja que deu lugar à atual Matriz. A capela foi elevada a paróquia em 30 de junho de 1936, por dom Henrique César Fernandes Mourão, então bispo de Cafelândia, e teve o padre Gaspar Aguilar Cortês como primeiro vigário. O padre tomou posse em 29 de novembro de 1936 e permaneceu na paróquia até 2 de dezembro de 1938.
Depois disso, a igreja foi conduzida por outros padres. Depois de algum tempo, a igreja não comportava mais o número de fiéis, devido ao crescimento da cidade. Assim, em março de 1954, com uma nova igreja já construída, demoliu-se a antiga que se encontrava dentro do novo templo. A inauguração do novo prédio da Matriz ocorreu no dia 21 de março.
Dia do Padroeiro
Hoje, dia dedicado ao santo, a Paróquia São Pedro realizará, às 18 horas, a sua tradicional procissão com a imagem de São Pedro saindo defronte a Matriz e percorrendo as ruas Cherentes, Tamoios, Potiguaras e Tabajaras.
Após retornar à paróquia, o padre Marcos Roberto Cesário da Silva, vigário episcopal da região II da Diocese de Marília, presidirá a missa solene, concelebrada pelo padre Carlos Roberto dos Santos, e demais padres presentes.
Ao final da celebração, haverá o hasteamento da bandeira e também a queima de fogos de artifício, marcando este dia tão importante para a paróquia e também para o município de Tupã.
‘Tupã Junina’
Também fazendo parte das festividades do padroeiro, a Paróquia São Pedro participa da tradicional "Tupã Junina", que é realizada na Praça da Bandeira, pela Prefeitura Municipal de Tupã, através da Secretaria Municipal de Turismo.
O encerramento será hoje, quinta-feira, dia 29. O evento conta com shows, apresentação de quadrilhas escolares, brinquedos infantis e praça de alimentação.
A Paróquia São Pedro ficou responsável pela praça de alimentação, já que a renda arrecadada será totalmente destinada à Igreja Matriz São Pedro, para a finalização das obras de reforma.
Redação Diário de Tupã