Romaria Tropeira de Parnaso continua crescendo a cada ano
11/07/2017 Evento foi encerrado nesse domingo com tradicional cavalgada
Com recorde na participação de cavaleiros e fieis, foi encerrado nesse domingo a 14ª Romaria Tropeira, que esse ano contou com três dias de celebração, fé, comidas típicas e música boa.
De acordo com o organizador do evento, Gerdião Lopes Filho, mais de 4 mil pessoas participaram dos três dias de evento, que teve início na sexta-feira, com a celebração do Terço Mariano, com a comunidade nossa Senhora de Lourdes.
A noite também contou com a tradicional quadrilha do NATI, e em seguida, foi realizada a escolha da Rainha e princesas da Romaria Tropeira, que esse ano foi representada pela Alice Rodrigues; já a faixa de 1ª Princesa ficou com a candidata Maria Clara, e a 2ª Princesa ficou com Helen Ferrari.
O evento teve continuidade no sábado (8), com a realização do Baile da Romaria, realizado também na Chácara Nossa Senhora de Aparecida, que ficou por conta do conjunto Som da Terra. Já o encerramento, realizado no domingo (9), foi marcado pela tradicional cavalgada, que contou com a participação de 17 comitivas tropeiras, entre elas a Espora de Prata, Raiz Sertaneja, Amantes do Rodeio e outros.
A cavalgada, que iniciou às 9 horas, saiu defronte à Igreja Matriz de São Pedro, na Praça da Bandeira, com destino a Chácara Nossa Senhora de Aparecida, em Parnaso, onde foi realizada a coroação de Nossa Senhora Aparecida, celebração das bênçãos dos animais e dos cavaleiros, apresentações de dança de quadrilha, almoço e também o baile de encerramento, com música ao vivo com a dupla Renan e Gabriel.
Além das atrações, a cavalgada também contou com novidades. A procissão, que sempre foi realizada pelas comitivas tropeiras, esse ano também pôde ser acompanhada por fieis que estavam de carro. De acordo com um dos colaboradores da festa, vereador Charles dos Passos, a 14ª Edição da Romaria Tropeira, foi um sucesso, tanto na organização dos três dias de celebração, quanto na participação do público.
"Como em todos os anos, eu fiquei muito feliz e emocionado por ter participado desse tradicional evento, que mistura a cultura tropeira, que é a nossa cultura raiz, com a fé e devoção pela Nossa Senhora Aparecida. A Romaria Tropeira é um evento de extrema importância para Tupã, que é uma Estância Turística, pois é um evento cultural que contribui para o incremento do segmento turístico.
O vereador, que sempre está envolvido na área cultural do município, também falou da experiência de poder participar mais um ano da Romaria Tropeira e ainda ressaltou a importância do evento para Tupã. "Além disso, por ser uma manifestação cultural espontânea, atrelada ao tropeirismo, que é nossa cultura raiz, pode ser um determinante da nossa identidade turística. Quero parabenizar o organizador e mantenedor dessa festa tradicional, Gerdião, e também ao Prefeito Ricardo Raymundo e ao Secretário de Cultura e Turismo Caio Aoqui, por reconhecerem e apoiarem esse atrativo cultural e turístico. É muito importante que nossos administradores apoiem essas manifestações" finalizou o vereador.
O prefeito Ricardo Raymundo também parabenizou a organização da Romaria Tropeira e incentivou ainda a realização de novos eventos festivos que promovem as diferentes culturas e tradições de Tupã e região. "É muito bonito quando vemos uma comunidade inteira unida em prol de uma realização em comum. A maravilha da Romaria Tropeira está justamente na simbologia de cada rito e na tradição. A comunidade toda se mobiliza para a festa, passando os ensinamentos para as próximas gerações. Vamos trabalhar nessa gestão para preservar e difundir esse maravilhoso patrimônio de Tupã", concluiu.
Segundo a organização do evento, também fez parte do encerramento da 14ª Romaria Tropeira o tradicional almoço dos romeiros, que foi realizada na Chácara Nossa Senhora de Aparecida e organizada pela comunidade "Augusta Rainha". De acordo com Gerdião a renda obtida com o evento foi direcionada para a comunidade "Augusta Rainha".
Tradição
A Romaria Tropeira teve início há 24 anos, como uma demonstração de fé de sua mãe, Dona Catarina Graton Ribeiro. Ela reunia os amigos para rezar o terço em louvor a Nossa Senhora Aparecida. Segundo Gerdião, inicialmente a imagem de Nossa Senhora Aparecida da Igreja de Parnaso era transportada até a chácara da família, onde era celebrada a missa. Após alguns anos, os participaram passaram a buscar a imagem da padroeira para ser levada até o distrito de Parnaso.
"Com passar dos anos e com aumento dos participantes, o que era um louvor a Nossa Senhora se tornou uma tradição. Aos poucos os terços se tornaram celebrações da santa missa e após a cerimônia os participantes passaram a se reunir para uma confraternização com comidas típicas, danças e bebidas. Nascendo assim a Romaria Tropeira, que também tem como missão manter viva a tradição do tropeirismo na cidade", contou.
Devido ao grande número de pessoas e ao sucesso do evento, Gerdião foi convidado a criar a Romaria Tropeira em 2002 e desde então vem realizando a festa anualmente com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e colaboradores.
Evento terminou com almoço, ao lado Gerdião e Soró, de Parnaso, com prefeito Ricardo e vice Caio