A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando o serviço de castrações em cães e gatos, machos e fêmeas de forma gratuita para toda a população.
De acordo com informações do responsável pelo CCZ de Tupã, Robson Luís, recentemente a prefeitura abriu inscrições para castração gratuita de 600 animais.
"Essas 600 castrações que foram licitadas pela prefeitura são exclusivamente para fêmeas, tanto gatas quanto cachorras. Lembramos que as castrações de fêmeas são realizadas em clinicas particulares e as de machos pelo Centro de Controle de Zoonoses", informou.
Robson explicou que o agendamento tanto para fêmeas quanto para os machos ainda está sendo realizado. "Basta o próprio proprietário do animal, seja macho ou fêmea, comparecer na Secretaria de Saúde, na rua Paiaquás, 370 e apresentar o RG e um comprovante de residência e realizar o agendamento", disse.
Ele ressaltou ainda que as castrações oferecem uma série de benefícios tanto para os animais de estimação como para a sociedade. "Castrar o seu animal é um ato de responsabilidade, pois você está não apenas prevenindo possíveis doenças, entre os animais e doenças transmitidas para seres humanos, mas também o aumento populacional através das crias indesejadas e consequentemente o abandono desses animais", destacou.
Robson informou que existem muitos mitos sobre a castração de animais de estimação. Uma das crenças mais comuns é que fêmeas devem ter ao menos uma ninhada antes de serem castradas, para que sejam saudáveis e felizes. Já no caso dos machos, crê-se que a castração torna o animal triste e frustrado, pois não conseguiria mais cruzar.
"Todas essas afirmações acima são falsas, tanto para cães quanto para gatos. Os cães não precisam cruzar ou ter filhotes antes de ser castrados. A realidade é que os cães agem por instinto e estão mais sujeitos à frustração se não forem castrados", disse.
Benefícios da Castração
Robson informou que nas fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo melhor, pois 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%. Nos machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de "namoradas". Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.
"As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento. Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal. As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão. Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina", informou.
Ele destacou também que a castração possibilita que o animal fique mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes.
"Uma vez que o cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias. Ressaltamos ainda que a castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física o animal fica mais calmo, o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo. Castrar seu animal é um ato de amor", concluiu.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.