O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico - Condephaat, órgão estadual responsável pelo tombamento e preservação do patrimônio do Solar "Luiz de Souza Leão" de Tupã, deve enviar para a prefeitura as últimas documentações para iniciar a manutenção do atrativo.
Segundo as informações do diretor de Cultura e Museus, André Prado, ficou decidido também que a manutenção será feita pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras. "A manutenção vai ser feita pela própria prefeitura. Isso já foi definido. Só estamos esperando os últimos documentos do Condephaat", acrescentou André.
Por enquanto, o Solar Souza Leão" prossegue fechado para visitas. A interdição aconteceu após a descoberta de uma rachadura em um dos cômodos da casa do fundador. Por medida de precaução e segurança, o Solar foi interditado para visitas até a conclusão da manutenção.
"Ficou decidido que será feita a manutenção das rachaduras pela própria prefeitura. Será um trabalho rápido, não será feita uma obra de reforma e, sim, apenas uma manutenção das rachaduras", explicou ainda o diretor.
O setor responsável da Prefeitura de Tupã aguarda os últimos detalhes e os documentos do Condephaat para iniciar a manutenção.
Após concluída a manutenção, o solar deverá reabrir nos mesmos moldes, porém, com visual novo e sem rachaduras.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.