O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando entre os dias 24 a 28 de julho, a vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano), Hebatite B e Meningo C em meninos e meninas.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Laércio Garcia, a vacina de HPV está disponível para meninas entre 9 e 14 anos, já para os meninos a vacina será aplicada para maiores de 11 até 14 anos de idade.
A vacina Meningocócica C também está disponível em todas as unidades de saúde para meninos e meninas entre 12 e 13 anos de idade. Já a vacina de a vacina contra a Hepatite B é para crianças a partir dos 9 anos de idade, adolescentes, adultos e maiores de 60 anos.
Segundo o secretário, a procura pela vacinação dessas doenças está pequena, e para aumentar a cobertura de imunização, após a intensificação nos grupos prioritários, a imunização contra o HPV, Hebatite B e Meningo C será oferecida para todas as faixas etárias.
"Infelizmente a procura destas vacinas ainda é pequena nas unidades, nós acreditamos que pode se tratar de receio das reações, que como em todas as vacinas podem acontecer. Porém, muitas vezes as reações estão ligadas ao medo da aplicação, ansiedade ou por tomar a vacina em jejum, podendo apresentar uma queda da pressão arterial. Mas temos que ressaltar o quanto a imunização é importante", disse.
As vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde das 7 às 17 horas sem interrupção nos horários de almoço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3404-2200.
HPV
O HPV pode acometer tanto mulheres quanto homens, contribuindo para o surgimento de câncer de vagina, ânus, vulva, pênis, além de causar verrugas genitais.
A vacinação dos adolescentes antes do início da vida sexual tem melhor resposta na proteção e ajuda a quebrar a cadeia de transmissão, já que aproximadamente 95% dos casos da doença são transmitidos por esse meio.
De acordo com ela, o esquema vacinal para os meninos contra HPV é de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Já nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero. Além dos cânceres de vulva, vaginal, anal, boca, garganta e verrugas genitais.
O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Meningo C
Segundo Laércio Garcia, a vacina de Meningo C previne contra infecção das meninges, que muitas vezes quando é adquirida pode levar a morte. É importante que os responsáveis fiquem atentos também às faixas etárias para que não se perca a dose de vacina.
A Meningo C é aplicada em dose única e todas as crianças que possuem doses anteriores da vacina em clínicas particulares deverão ser vacinadas com uma dose de reforço na faixa etária estipulada pela vacina.
Hebatite B
De acordo com o secretário, é importante lembrar que o esquema completo consiste em três doses (esquema de 3 doses - 0, 1 e 6 meses). As pessoas estarão protegidas apenas se estiverem com o esquema completo.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.