Incurável nos animais e fatal em praticamente todos os casos, a raiva gera preocupação em donos de pets. Para evitar que a doença atinja cães e gatos do município, a prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza anualmente a Campanha de Vacinação Antirrábica.
Este ano, a vacinação será realizada entre os dias 4 e 29 de setembro. De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses, no ano de 2016 o número de animais imunizados durante a campanha foi de 16.811, atingindo 87,28% do total de animais estimados no município.
"Em Tupã existem cerca de 19.261 animais e a meta que precisamos atingir com a vacinação é de 80%. No ano passado superamos essa meta e esperamos que este ano isso se repita", disse o responsável pelo CCZ de Tupã, Robson Luiz da Silva.
Todos os anos cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva, com exceção de gestantes. Robson explicou que a idade para receber a vacina depende do laboratório fabricante das doses, mas que geralmente é a partir dos 4 meses. "É importante lembrar que a dose da vacina é gratuita e todas as raças de cães e gatos podem ser vacinados", ressaltou.
Doença e sintomas
A raiva é uma doença viral que se alastra pelo sistema nervoso central de animais de sangue quente, domésticos ou selvagens. É transmitida ao ser humano através do contato com animais contaminados pelo vírus, bastando que algum tipo de ferida já existente entre em contato com a saliva do animal doente.
Os principais sinais clínicos da raiva são: perda de apetite, alterações de comportamento, agitação, agressividade, falta de coordenação motora, paralisia de músculos da mandíbula que resulta em salivação e dificuldade em deglutir.
"Caso seu animal de estimação apresente alguns destes sintomas, procure um médico veterinário o quanto antes possível, pois em poucos dias o animal pode vir a óbito", finalizou Robson.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.