O movimento no Albergue Noturno de Tupã aumentou nas últimas semanas com a chegada do frio. O setor, mantido pelo Rotary Club de Tupã em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, já atendeu nas últimas cinco semanas mais de 115 pessoas.
Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Ana Claudia Lavagnini da Costa, por semana o albergue recebe cerca de 6 a 8 pessoas, mas no inverno o atendimento sobe para 10 pessoas e 15 nos finais de semana.
"O Albergue Normalmente geralmente recebe pessoas de outros lugares que passam pelo município. O espaço é seguro e passa por limpeza e higienização todos os dias para melhor atender os albergados", conta.
Segundo a secretária, os migrantes em situação de rua que chegam no município podem pernoitar no Albergue por até três dias, desde que solicitem junto à Delegacia Seccional de Polícia autorização para a permanência e apresentar documentos pessoais.
"Através do plantão Social existente na Secretaria de Assistência, os migrantes podem fazer solicitação de passagens para seguirem itinerância. O atendimento social é realizado por assistentes sociais das 7 às 11 horas. Outras demandas também são levantadas nos atendimentos como na área da saúde, seja ambulatorial ou hospitalar, encaminhamento para emprego, acesso a documentação pessoal e até localização de familiares", contou.
Além disso, o Albergue oferece diariamente jantar, café da manhã, banho e repouso para pessoas de ambos os sexos. A capacidade é de 17 pessoas por noite, sendo 12 homens e 5 mulheres.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.