Coleta seletiva recolhe quase 15 toneladas de lixo por dia
22/07/2017 A coleta seletiva do lixo é uma iniciativa que auxilia na diminuição do impacto ambiental
A coleta seletiva do lixo é uma iniciativa que auxilia na diminuição do impacto ambiental, reduzindo o volume de lixo que seria destinado aos aterros sanitários. Em Tupã, o serviço funciona desde 2001 por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que recolhe a média de 12 a 15 toneladas de lixo por dia, sendo quatro caminhões para atender a demanda da cidade.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Afonso Ponce Cabrera, os caminhões da frota municipal que coletam o lixo reciclável passam uma vez por semana em cada bairro e também nos distritos de Varpa, Parnaso e Universo. O material recolhido é enviado à COORETUP Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Tupã, onde é feita uma triagem para separar o que pode ou não ser reciclado.
Os produtos que podem ser reutilizados passam por um processo de prensagem e por fim, são comercializados com empresas que reutilizam para outros fins, como a produção de novas embalagens de papelão e garrafas plásticas, entre outros. O dinheiro arrecadado com a venda do material é destinado ao pagamento dos funcionários.
Segundo o secretário, a coleta seletiva possui várias vantagens. "Separando o lixo orgânico do inorgânico, podemos reaproveitar materiais, como plástico, vidro, papel e metal, além de ser matéria prima para outros produtos ou até mesmo fazendo com que as embalagens sejam reaproveitadas de vários modos", disse Afonso. "O material orgânico também pode ser reciclado. Neste caso, o lixo pode ser usado como compostagem, servindo assim, como adubo para outros alimentos, completando um ciclo de vida", completou.
Afonso Cabrera ressaltou ainda que a ajuda da população é fundamental para o funcionamento do trabalho de reciclagem, pois o material descartado precisa estar limpo para ser reciclado. "O que ocorre muito nas residências é o descarte de lixos ainda com resíduos. O correto é sempre passar uma água no recipiente, para o seu reaproveitamento. Caso haja lixo orgânico com inorgânico, os materiais que poderiam ser reaproveitados serão perdidos pela sujeira dos outros lixos", finalizou.
100% da população tupãense é atendida pela coleta seletiva de lixo