Quem passa pelo Distrito de Varpa sempre sai mais doce, após conhecer os seus apiários, que são uma das atrações do local, muito conhecido pela produção de mel. Além disso, o visitante que quer saber mais sobre o mel, abelhas, flores, colmeias, néctar, pode aproveitar a visita ao distrito especialmente para isso.
Segundo a apicultora Fabiana Fagan Pereira, do Apiário Puro Mel, a comercialização do mel garante a renda da família, que mora em Varpa.
O apiário Puro Mel fica na Rua Pastor Carlos Kraul, 351. No local, além da casa, fica a loja, os barracões, onde eles guardam as colmeias e miogueiras, além da mercenaria, onde confeccionam as caixas. "Tudo é artesanal. E as colmeias ficam em um raio de 50 km de Varpa", contou Fabiana.
Fabiana leva o Puro Mel também para participar das feiras livres em Tupã, duas vezes na semana. O consumidor pode comprar mel na feira ou no apiário, em Varpa.
No apiário, a apicultora contou que faz todo o procedimento, desde a captura do enxame até o mel na bisnaguinha. De setembro a dezembro, que é o período de colheita, os visitantes podem degustar o favo de mel. "Todo visitante que quiser conhecer o apiário, será bem-vindo. Estamos com as portas abertas", convidou Fabiana.
A apicultora contou que, no período do Inverno, a procura pelo mel é maior. "Vende mais porque ainda não caiu no costume do brasileiro consumir o mel como hábito. O mel é mais procurado para remédio, mas é muito mais um alimento diário", revelou.
Segundo Fabiana, o ideal seria consumir mel todos os dias. Vale lembrar que o mel é tão saboroso, que além de poder ser consumido puro, também serve como ingrediente especial em diversas receitas de culinária. Além disso, é um excelente adoçante natural.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.