A secretaria de saúde iniciou na última quarta-feira, as atividades de bloqueio e controle de criadouros devido ao caso de dengue confirmado no dia primeiro desse mês.
O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, informou que ontem a equipe do Setor de Combate a Endemias, em parceria com os agentes comunitários de saúde, iniciou os trabalhos de nebulização dos imóveis que fazem parte do raio de 200 metros do caso confirmado.
"Um dado que tem chamado muito a atenção e tem causado a preocupação do setor é o número de imóveis fechados ou que recusam a passagem do inseticida no imóvel", alertou.
Laércio ressaltou ainda que o número de imóveis fechados preconizado para que o trabalho seja considerado satisfatório é de no máximo 25%, enquanto que nos trabalhos realizados ontem foi de 39%.
"Esses imóveis fechados podem servir de abrigo para o mosquito, dificultando que a cadeia de transmissão da doença seja quebrada e, assim, aumentando as chances do aparecimento de novos casos. As visitas de bloqueio e controle de criadouro também tiveram um alto índice de pendência, que foi de 29%", disse.
A Enfermeira do setor, Juliana Yuri UejiBegnossi, informou que hoje as atividades serão nas quadras próximas ao colégio adventista e a secretaria municipal de educação.
"É necessário que a população entenda que o inseticida utilizado atualmente é a base de água e não de óleo como anteriormente, não deixando odor residual por um longo tempo e não manchando paredes ou móveis. No momento da aplicação, recomenda-se que a população retire pessoas e animais do domicílio, cubra bebedouros e gaiolas de passarinhos, guarde em local fechado os alimentos, água, utensílios de cozinha e roupas limpas. Já na impossibilidade de retirar pessoas do domicílio, aconselhamos a mantê-los em um quarto fechado", destacou.
A enfermeira esclareceu que o caso pertence à zona Oeste da cidade, sendo que paciente encontra- se bem e desde ontem já está sendo orientada quanto ao uso de repelente.
"A secretaria da Saúde solicita que os moradores dessa região permitam a entrada do agente em seu domicílio para realizar os trabalhos de eliminação do criadouro e do mosquito. Os trabalhos realizados pela equipe são necessários devido ao caso de dengue positivo que tivemos no início dessa semana", finalizou.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.