Enterrar um ente ou amigo querido, além de triste, pode ficar ainda mais complicado em Tupã. Isso porque as vagas disponíveis dos cemitérios da cidade estão acabando. Para o luto das famílias não ser ainda mais doloroso, a Prefeitura Municipal deverá tomar providências imediatas. A proposta é disponibilizar novas vagas no Cemitério da Saudade, o maior da cidade.
A administração pretende identificar e reintegrar túmulos de famílias que não adquiriram os terrenos e não se manifestaram.
"O Cemitério da Saudade tem 56 vagas novas, mais 36 daqueles que foram enterrados e a família não adquiriu o terreno. A prefeitura mandou comunicado e, se a família não se manifestar, isso reintegra para a área da prefeitura, que poderá revender", explicou Luiz Henrique de Souza, arquiteto responsável pelo setor de infraestrutura da Secretaria Municipal de Planejamento. A prefeitura está, portanto, reintegrando jazigos ao patrimônio do município.
Já no Cemitério São Pedro, são 16 vagas disponíveis. No Cemitério de Varpa, mais 150 vagas e no de Parnaso, 15 vagas. Vale lembrar ainda que, em cada vaga, há até 2 gavetas. "De enterros, acontecem, aproximadamente, 45 a 50 sepultamentos por mês, mas algumas famílias já têm jazigos, então é feito no espaço da família", disse Luiz Henrique.
Com os números e cálculos em mãos, a prefeitura acredita que não haverá falta de vagas nos cemitérios. "Acredito que não teremos problemas. Se acabar as vagas em Tupã, é possível fazer o sepultamento em Varpa", tranquilizou Luiz Henrique. Caso haja necessidade de realizar o sepultamento em Varpa, após 3 anos é possível fazer o translado de volta para Tupã e, até lá, é possível que a cidade já tenha um novo cemitério.
No Cemitério da Saudade já não há mais espaço para ampliação, nem no Cemitério São Pedro. Agora, a prefeitura estuda uma nova área para a criação de um novo cemitério. Porém, os detalhes foram preservados.
Segundo o secretário Cláudio Zopolato, a prefeitura está buscando a compra de um novo terreno, inclusive, já tem até um local em vista. Dentro de 3 meses, a prefeitura já terá algo definido, segundo a previsão do arquiteto Luiz Henrique.
Também há informações de que empresários estariam interessados em fazer um cemitério vertical em Tupã, mas o projeto particular ainda não está confirmado.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.