Com o objetivo de incentivar e fortalecer a sociedade em geral sobre a importância da amamentação e ressaltar a importância da doação de leite, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital São Francisco de Assis de Tupã e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou nas últimas semanas a 25ª edição da Semana Mundial do Aleitamento Materno.
A campanha, que teve início no dia 1 de agosto foi encerrada no último dia 17 com uma oficina com as gestantes, mães e também familiares atendidos pela USF do Jardim Santa Adélia. De acordo com a Assistente Social, Josy dos Reis, durante toda a campanha foram realizadas mais de 10 atividades contendo quatro etapas, são elas: a acolhida da mãe, gestante e acompanhantes; reflexão sobre a importância do aleitamento materno e os cuidados com o bebê na primeira infância; atividades práticas para os papais presentes e por última orientação com sorteio de brindes e confraternização.
"Simples ações podem fazer a total diferença na vida dos pequenos recém-nascidos, e são essas simples ações que ressaltamos nas atividades e oficinas promovidas durante a campanha. Recebemos inúmeros elogios de profissionais da saúde e também de mães, gestantes e familiares que participam da programação e isso nos mostra que estamos realizando bem o nosso trabalho", contou.
De acordo com Josy, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é uma campanha que é realizada no mundo inteiro e em Tupã sempre foi um sucesso, garantindo ótimos resultados entre mamães e bebês.
"Estamos muito felizes com a abrangência da Semana Mundial do Aleitamento Materno, seja com as atividades educativas com as USF, NASF ou até mesmo na maternidade do Hospital São Francisco. A campanha foi um sucesso e vamos continuar o restante do mês de agosto com ações técnicas em nossas unidades para reforçar a estratégia de amamentação e alimentação de crianças em nosso município", afirmou.
Semana do Aleitamento Materno
A Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada desde 1992, em mais de 150 países e faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento das crianças. O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, favorecendo uma série de benefícios essenciais para a vida do recém- nascido, assim como para o fortalecimento de vínculo e imunidade diante dos riscos de tantas doenças que acometem a infância.
Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38% das crianças são amamentadas exclusivamente até os seis meses de vida. A meta da Semana Mundial do Aleitamento Materno é fazer com que 50% dos lactentes sejam amamentados até 2025.
"Os benefícios da amamentação vão muito além dos aspectos nutricionais. A amamentação exclusiva no peito até o sexto mês reforça, além da saúde nutricional, a autoestima, inteligência, imunidade e a saúde emocional da criança. Para a mulher, previne câncer de colo do útero e de mama e diminui a incidência de depressão pós-parto. Esse ato de amamentar também é importante para o meio ambiente, pois é autossuficiente e não gera embalagens", concluiu a assistente social.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.