A Secretaria Municipal de Saúde está alertando sobre o aparecimento de casos de varicela, mais conhecida como catapora. A doença é infecciosa, altamente contagiosa e se manifesta com maior frequência em crianças, principalmente durante o fim do inverno e início da primavera.
Nesta semana, enfermeiras do setor de Vigilância Epidemiológica estiveram na escola João Bredicks do distrito de Varpa, onde de acordo com a enfermeira Joselaine Pio Rocha, foram registrados cinco casos da doença em crianças da faixa etária de 8 a 10 anos.
"A vacinação da varicela foi introduzida no calendário vacinal do Sistema Único de Saúde em 2013, ou seja, essas crianças não foram contempladas com a vacina". Antes da inclusão, as doses só podiam ser aplicadas de forma particular.
A catapora pode ser facilmente diagnosticada a partir do surgimento de bolhas de água na pele, que coçam muito e se transformam em feridas vermelhas. Também pode vir acompanhada de febre, coceira, falta de apetite e vômitos.
Facilmente transmitida para outras pessoas, contágio acontece através do contato com o líquido da bolha, pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus. "Pedimos que as crianças não sejam enviadas à escola caso possuam as máculas vermelhas pelo corpo. A orientação é procurar uma unidade de saúde e, se confirmado diagnóstico, a criança deve permanecer em repouso e afastada por sete dias", orienta Joselaine.
Vacinação
A vacina contra varicela está licenciada no Brasil na apresentação monovalente ou combinada com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). A vacina tetraviral só deverá ser administrada aos 15 meses de idade se a criança tiver recebido uma dose da vacina tríplice viral entre 12 e 14 meses. A vacina varicela monovalente é indicada para surto hospitalar a partir dos nove meses de idade.
Tratamento
No tratamento da catapora, em geral, são utilizados analgésicos e antitérmicos, para aliviar a dor de cabeça e baixar a febre e antialérgicos para aliviar a coceira. Os cuidados de higiene são muito importantes e devem ser feitos apenas com água e sabão. Para diminuir a coceira, o ideal é fazer compressa de água fria.
Ressaltando que pessoas com catapora não devem ter contato com recém-nascidos, mulheres grávidas ou qualquer indivíduo que esteja com a imunidade baixa (como pessoas com AIDS ou que estejam realizando quimioterapia), já que a doença pode ser mais grave nestes grupos.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.