Não ficou mais fácil, nem mais difícil. As exigências continuam bastante rígidas, com os exames de aulas práticas para conseguir a CNH sendo realizados por examinadores da cidade de Marília.
Além disso, as provas práticas que aconteciam nas proximidades das Faculdades Fadap/Fap, foram transferidas para a Rua Coroados, proximidades da antiga sede da Coplap, onde hoje funciona a Secretaria de Esportes.
As provas práticas aconteciam às quartas e quintas-feiras, mas agora acontecem quinzenalmente, sempre às quartas-feiras.
Por outro lado, as exigências aumentaram, principalmente com relação à fiscalização por parte do Detran.SP, quer tem procurado adotar medidas capazes de evitar fraudes.
Queda livre
Já a procura pela CNH está sendo adiada pela maioria dos jovens. Antes, assim que completava 18 anos, a maior parte já se inscrevia em um CFC para conseguir a sua licença para dirigir. Agora, o "sonho" está sendo adiado por muitos.
A explicação é simples, porque o custo para conseguir uma habilitação para carro e moto, pretensão da maioria, pode ultrapassar a casa de R$ 2.500,00, dependendo de eventuais reprovas.
Além disso, conseguir a habilitação profissional, que antes era garantia de emprego, hoje significa, na maior parte, apenas mais um número na estatística do desemprego.
Apesar disso, pelo menos por enquanto o número de autoescolas em Tupã ainda pode ser considerado elevado, atendendo plenamente a demanda. A torcida é que a atual crise seja superada dentro do mais curto espaço de tempo possível.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.