Centro de Atenção Psicossocial é inaugurado em Tupã
08/09/2017 Solenidade contou com a presença do prefeito de Osvaldo Cruz, Edmar Mazucato
O prefeito Ricardo Raymundo inaugurou na manhã da última quarta-feira (6), mais uma importante conquista na área da Saúde, a instalação do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), destinado ao atendimento de pacientes psiquiátricos. A solenidade contou com a presença dos secretários municipais de Saúde, Laércio Garcia; Assistência Social, Ana Claudia Lavagnini da Costa; Administração e Governo, Moacir Monari; Cultura, Renato Gonzalez; Finanças e Planejamento Urbano, Claudio Zopolato, Agricultura e Meio Ambiente, Afonso Ponce; Relações Institucionais, Duda Gimenez; Turismo Caio Aoqui, além dos vereadores Pastor Eliezer, Paulo Henrique Andrade, Tiago Matias, Telma Tulim, Capitão Neves e Eduardo Edamitsu.
Em discurso, o coordenador do CAPS II, Fernando Januário, agradeceu a Prefeitura e a todas as Secretarias pela união para inaugurar o CAPS II e ainda comentou que a inauguração do CAPS é a realização de um sonho de muitos, que mesmo com a passagem dos anos o sonho não foi esquecido.
"O CAPS II foi construído por muitas mãos. Esse sonho, aqui materializado, carrega uma história longa, intensa e muito bonita. Cada pedaço desse espaço começou a dar forma há muito tempo atrás. Toda essa obra só foi possível porque decidimos caminhar lado a lado, uns com os outros, aprendendo e ensinando. Gostaria de agradecer especialmente ao prefeito Ricardo Raymundo e vice Caio Aoqui, a vereadora Telma Tulim que sonhou este momento conosco, ao secretário Laércio Garcia, pelo trabalho à frente da Secretaria, à equipe do ambulatório da Saúde Mental, pelo apoio e a todos os funcionários que ultrapassaram as barreiras da intersetoriedade e fizeram esse projeto tornar-se realidade", frisou.
A implantação do CAPS II também representa uma grande conquista da vereadora Telma Tulim, que desde 2010 trabalha pela instalação do Centro de Atenção Psicossocial em Tupã.
A vereadora Telma Tulim ressaltou a importância da implantação do CAPS II no município e ainda ressaltou que o CAPS ajudará não somente pacientes de Tupã, como também pessoas de Arco-Íris e Queiroz.
"Como policial sempre vi que os grandes problemas da nossa sociedade estão relacionados ao uso de substâncias químicas, drogas e álcool e o CAPS vem em atendimentos para essas pessoas sem que haja necessidade de internação, já que todos que buscam atendimentos em clinicas acabam passando pelas dificuldades de não encontrar vagas, ou pelo valor alto, ou ainda pela distância da cidade. O CAPS vem atender não só as pessoas que são dependentes químicos, mas também pessoas que tem algum problema mental que trata e às vezes já até foi internado, mas que aqui será atendido de forma ambulatorial. Um projeto importantíssimo que não atenderá somente Tupã, mas também alguns municípios da região, ajudando não somente o paciente, como também sua família. É importante lembrar que desde 2010, as cidades que tem mais de 200 mil habitantes tem a obrigação de implantar o serviço, já as cidades que tem menos de 200 não era obrigada e a gente vinha tentando, mas chega uma hora que a falta do serviço impede receber recursos. Precisamos fazer esse trabalho porque é um trabalho importante na área da saúde que vai dar respaldo para as casas terapêuticas que estão sendo implantadas. Parabenizo o prefeito Ricardo e o secretário Laércio que estão implantando esse serviço em nossa cidade", comentou.
Durante a cerimônia, o prefeito de Osvaldo Cruz, Edmar Mazucato, que estava em visita pelo município, elogiou o trabalho do prefeito Ricardo Raymundo e do vice Caio, parabenizou a equipe que esteve à frente da implantação do CAPS II e também enalteceu a presença dos vereadores, ressaltando a importância do apoio do Legislativo.
"Quero cumprimentar a todos os presentes, os funcionários que estão à frente dessa conquista, ao prefeito Ricardo Raymundo e o vice Caio Aqui pela luta de implantar o CAPS em Tupã, sei que vocês têm grandes desafios pela frente, como a implantação das residências terapêuticas também, mas a instalação do CAPS já é uma grande conquista. Fiquei muito surpreso por ver muitos vereadores presentes nesta cerimônia, é muito importante essa relação entre o Executivo e o Legislativo para o desenvolvimento de uma cidade. Por muito tempo se dizia que o papel do vereador era fiscalizar o prefeito e criar leis, mas os tempos mudaram e agora os vereadores tem a missão de também ajudar a desenvolver a cidade, buscando parcerias, emendas e dando apoio necessário para a Prefeitura. Vejo um belo trabalho aqui em Tupã e acredito muito no crescimento desse município graças a essas parcerias que visam o bem-estar da população. Parabéns por essa nova conquista prefeito Ricardo, vice Caio, vereadores e população de Tupã", dissertou.
De acordo com o secretário de Saúde, Laércio Garcia, com a inauguração do CAPS, a prefeitura não deixará os pacientes psiquiátricos sem o devido atendimento e acompanhamento, principalmente após o fechamento do Instituto de Psiquiatria Tupã (IPT) e em breve o encerramento das atividades da Clínica Dom Bosco.
"A instalação deste CAPS representa um importante avanço no programa de saúde mental do município de Tupã. O objetivo dessa nova política é substituir a prática asilar e medicamentosa, responsável por um histórico de segregação e exclusão do usuário, por uma ação mais inclusiva, que valoriza as potencialidades do indivíduo, garantindo mais igualdade, respeito e cidadania. Através do CAPS a prefeitura poderá potencializar e implantar novos dispositivos em parceria e corresponsabilidade com outros atendimentos como a atenção básica, estratégia de saúde da família e ações intersetoriais. Acreditamos que essa nova rede de atendimento possibilitará a melhoraria da abordagem, acolhimento, tratamento e encaminhamento a essa clientela, visando qualificar o atendimento e evitar internações desnecessárias", completou.
Ele destacou também que com a disponibilização do novo atendimento, a prefeitura de Tupã inova a atuação do poder público no campo da saúde mental, que nos últimos anos tem passado por profundas transformações, principalmente com relação às práticas assistenciais terapêuticas.
O secretário de Saúde informou ainda que a unidade de Tupã é conhecida como CAPS II, servindo como pólo regional, atendendo também pacientes das cidades de Arco-Íris e Queiroz, totalizando uma população de 70.329 habitantes.
Para atender a essa demanda o CAPS contará com equipe de atendimento formada por 1 enfermeiro com especialidade em saúde mental, 1 médica psiquiátrica, 1 assistente social, 1 terapeuta ocupacional e 2 psicólogas.
A unidade contará também com 2 auxiliares de enfermagem, 1 auxiliar administrativo, 1 auxiliar de serviços gerais e 1 segurança. Além disso, serão contratados ainda, através de concurso público; 1 técnico educacional, 1 auxiliar administrativo e 1 artesão.
Para finalizar a cerimônia, o prefeito Ricardo Raymundo também comentou que a inauguração do CAPS II comprova o compromisso da atual administração com a ampliação, melhoria dos serviços de saúde prestados à população e também reafirma o compromisso do governo municipal em investir na humanização do atendimento na área da saúde, promovendo uma melhor qualidade de vida das pessoas que apresentam sofrimento psíquico, bem como de seus familiares.
"O CAPS II atenderá prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrentes de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. No CAPS II eles terão diversos tipos de atividades terapêuticas, como psicoterapia individual ou de grupo, orientação e acompanhamento do uso de medicação, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, além de atendimento domiciliar e aos familiares", concluiu
Para finalizar, o chefe do Executivo agradeceu a população presente, os funcionários da Saúde pelo empenho na implantação do CAPS, ao apoio do Poder Legislativo e também ressaltou os investimentos da administração pela qualidade da saúde de Tupã.
"Uma das nossas maiores preocupações é a saúde, queremos investir muito na saúde, seja com a compra de novas ambulâncias, ajuda a hospitais ou transporte de pacientes. Sabemos da necessidade de melhorar cada vez mais e o Laércio Garcia sabe das nossas condições financeiras e que estamos tentando fazer o máximo para atender a população, por isso agradeço o trabalho dele à frente da Secretaria da Saúde. Também agradeço a parceria com o poder legislativo, pois é muito importante nos unirmos já que temos uma missão grande que é montar essas casas terapêuticas. Acreditamos no trabalho desses profissionais do CAPS e sabemos que a população estará em boas mãos. Esse sem dúvidas é um sonho realizado", disse.
Após descerrar a placa de inauguração, o prefeito, acompanhado dos secretários e vereadores vistoriaram as instalações do Centro de Atenção Psicossocial.
O CAPS II de Tupã funcionará provisoriamente em um imóvel alugado na rua Iracema, 100, Vila Sevilha, e futuramente a conclusão da reforma do prédio que abrigava o Ambulatório de Saúde Mental e a Farmácia da Saúde Mental, na Avenida Tapuias, 530. O Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) atenderá de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.