A taxa de mortalidade infantil registrada em Tupã, no ano de 2016, foi a maior dos últimos quatro anos, segundo a última pesquisa divulgada pela Fundação Seade (Sistema de Análise de Dados).
De acordo com a pesquisa, 742 crianças nasceram em Tupã no ano de 2016 e outras 14 faleceram, antes de completarem um ano de idade. A taxa de mortalidade infantil calculada pela Fundação Seade foi de 18,9, por cada mil crianças nascidas vivas em Tupã.
A taxa de mortalidade infantil só apresentou baixa no municipio entre os anos de 2012 e 2013, passando de 11,9 para 4,4 respectivamente.
Porém, nos últimos quatro anos, o índice foi crescente: 9,0, em 2014; 10,4, em 2015; e 18,9, em 2016.
Os óbitos infantis registrados em Tupã só foram maiores do que a média estadual nos anos de 2012 e 2016.
Cálculo
A taxa de mortalidade infantil é calculada dividindo-se o número de óbitos de menores de um ano de idade pelo número de nascidos vivos, multiplicado por 1.000.
O cálculo desse indicador é feito a partir das estatísticas do Registro Civil do Estado de São Paulo, que fornecem informações detalhadas sobre os eventos vitais associados à dinâmica da população. São resultados de uma pesquisa contínua da Fundação Seade realizada em todos os Cartórios de Registro Civil do Estado.
Taxa
Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), a taxa de mortalidade infantil é um dos principais indicadores das ações na área da saúde pública. Por meio dela, é possível refletir e avaliar não apenas a saúde infantil, mas as condições de vida de uma população.
Além disso, este índice é muito utilizado para comparações nacionais e internacionais e ainda para subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas e ações na área da saúde, voltadas principalmente para a atenção pré-natal e ao parto, bem como para as crianças nos primeiros meses de vida.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.