Durante o período de tempo seco, onde a umidade relativa do ar está baixa, a Secretaria Municipal de Saúde reforça as orientações à população para as doenças respiratórias mais comuns nesta época do ano, como gripe, rinite, sinusite, bronquite, pneumonia, asma, laringite e faringite, além de sangramentos nasais.
O tempo seco resseca as vias aéreas e prejudica a proteção natural do nariz, feita por uma secreção líquida que reveste a região. Com isso, facilita a entrada de vírus e bactérias, deixando o corpo mais vulnerável.
A baixa umidade também dificulta a dispersão de poluentes, como poeira, poluição que saem dos automóveis, ácaros e fungos, que ficam no ar e podem ser inalados, favorecendo problemas respiratórios e infecções.
De acordo com a médica especialista em pediatria da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Carneiro Gonçalves, a hidratação é a principal recomendação tanto para a prevenção como para o tratamento. "É importante ingerir muita água e líquidos saudáveis, como chás, água de coco e suco de frutas. Além disso, também é necessário lavar as narinas com soro fisiológico sem conservantes de forma constante".
Outros cuidados como lavar o rosto várias vezes ao dia, umidificar o ambiente, evitar exposição solar prolongada e exercícios físicos intensos também podem ajudar. "A exposição ao ar-condicionado também pode causar doenças respiratórias, porque o aparelho retira a umidade do ar para resfriar. É recomendado que haja umidificador no local", ressalta a pediatra.
Ainda de acordo com Camila, sangramentos nasais também podem ser comuns nesta época. "Se o sangramento pode acontecer, mas caso se torne frequente é necessário procurar atendimento médico", disse. "Caso a população apresente algum sintoma dessas doenças respiratórias, a recomendação é nunca se automedicar e sim procurar as unidades de saúde", finalizou.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.