Conferência discute melhorias na qualidade de vida das Pessoas com Deficiência
12/09/2017 Evento contou com autoridades, membros do Conselho e representantes das entidades
A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realizou ontem III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O evento, que foi marcado pela emocionante apresentação dos alunos do projeto "Vida Iluminada" contou com a participação do vice-prefeito Caio Aoqui, secretária municipal de Assistência Social Ana Cláudia Lavagnini, vereadores Paulo Henrique, Meireles, Eduardo Edmatisu e Telma Tulim, além de membros representantes de órgãos públicos, entidades, representantes de Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Ana Cláudia, o tema abordado durante a conferência foi "Os conselhos municipais e os desafios da transversalidade e intersetorialidade nas políticas das pessoas com deficiência". O principal objetivo da Conferência foi buscar melhorias que garantam mais qualidade de vida para a pessoa com deficiência.
"Realizamos um evento para discutirmos as propostas para a melhoria na qualidade de vida da pessoa com deficiência para garantir os direitos dessas pessoas e também para termos uma sociedade mais justa. Esse trabalho conta com muitas pessoas envolvidas que representam as entidades desse segmento, trabalhadores do sistema único de assistência social, parceiros da prefeitura, equipe da Secretaria de Planejamento para tratarmos a questão da mobilidade urbana, enfim, é uma união que deve ser mantida para buscarmos essas melhorias. Agradeço imensamente o apoio e a colaboração do poder público e dos representantes das entidades", disse.
O vice-prefeito Caio Aoqui ressaltou que a conferência é um evento importante para assegurar os direitos das pessoas com deficiência, além de discutir e apresentar idéias e soluções para que a cidade de Tupã possa avançar e conquistar o respeito da sociedade e principalmente oferecer acessibilidade para essas pessoas. "Participei da conferência representando o prefeito Ricardo Raymundo, onde acreditamos que essa seja uma oportunidade de se discutir idéias e soluções que a nossa cidade possa avançar nessa questão e assegurá-los sobre seus direitos. Essa é uma grande responsabilidade do poder público buscar atender as necessidades dessas pessoas para que em futuro não distante, a gente consiga oferecer uma cidade com acessibilidade, onde todos possam viver de maneira igual, sem preconceito e superando todas as barreiras. Parabenizo a secretária Ana Cláudia, a Câmara Municipal pelo apoio e a todos os representantes das entidades", ressaltou.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Eduardo Edamitsu esclareceu sobre a importância do projeto de lei voltado à Pessoa com Deficiência. A Lei nº 38 que realizará em Tupã o "Setembro Verde" será implantado para conscientizar a população, através de palestras e rodas de conversa com o objetivo de valorizar e respeitar essas pessoas.
O vereador Paulo Henrique Andrade ressaltou que através do Conselho da Pessoa com Deficiência em parceria com o poder público, será possível levantar soluções para os problemas que são encontrados atualmente. Além disso, essa união fará também com quem a cidade ofereça acessibilidade com segurança que é um direito de todos os cidadãos.
A vereadora Telma Tulim destacou o quanto é importante que a sociedade e o poder público trabalhem juntos nessa batalha pela igualdade para oferecer uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência. A falta de mobilidade urbana precisa ser resolvida através da implantação de projetos, discussão e realização de conferências municipais, regionais, estaduais e até mesmo federais.
Já o vereador Meireles afirmou que no momento os vereadores podem tentar colaborar participando dos eventos, conferências e discussões e principalmente implantando projeto de lei com acessibilidade nas creches, escolas, ruas e espaços públicos para que as pessoas com deficiência possam se locomover, esse é um exemplo simples, mas que pode resolver a vida de uma pessoa.
O diretor da APAE, Wilson Quiles, informou que durante a conferência os membros e participantes buscaram fortalecer a participação social de forma ampla e diversa, interligando segmentos e políticas com foco em ações conjuntas com o público envolvido com Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência.
"A realidade é a mesma não somente em Tupã, mas em muitas cidades. Infelizmente as pessoas com deficiência ainda enfrentam preconceito da sociedade e através de discussões e conferências como tem sido realizada, acreditamos que essas barreiras sejam quebradas. Estamos buscando melhorias junto ao Conselho da Pessoa com Deficiência para conseguirmos atingir os objetivos para que essas pessoas tenham uma melhor qualidade de vida", destacou.
A coordenadora do projeto "Vida Iluminada", Paula Silva relatou que esse projeto é realizado desde 2002, patrocinado pela Unimed, onde as pessoas com deficiência participam de aula de braile, locomotividade, entre outras atividades. "Realizamos um importante trabalho com pessoas com deficiência. Temos atividades como hidroginástica que é realizada em parceria com a FisioCenter e temos também uma parceria com um grupo de coral que é mantido através de parceria com a prefeitura. Participamos da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para que a sociedade tenha consciência da dificuldade que os deficientes visuais enfrentam", concluiu.