Segundo o calendário de vacinação, o dia "D" da campanha multivacinal será realizado hoje em mais de 15 pontos vacinais, entre elas a Praça da Bandeira, Unidades Básica de Saúde da Vila Abarca, Formosa e Centro de Saúde I e nas Unidades Saúde da família de Tupã, inclusive nos distritos de Varpa, Universo e Parnaso. A ação, promovida pelo Ministério da Saúde, será realizada em todas as unidades municipais de saúde, das 8h às 17h.
De acordo com a enfermeira da vigilância epidemiológica, Joselaine Pio Rocha, o objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação de crianças de 0 a adolescentes menores de 15 anos.
"Essa é uma atualização técnica regular do calendário nacional de vacinação e vem a contribuir para uma melhor cobertura vacinal. A campanha de Multivacinação será realizada até o dia 22 de setembro, mas pretendemos vacinar o maior numero possível de pessoas neste sábado, durante o Dia D", contou.
Segundo Josi, serão garantidas nesta campanha todas as vacinas que já estão disponíveis na rotina das unidades de saúde e não há meta a ser atingida, visto que a vacinação será feita de forma seletiva para as crianças e adolescentes, observando as cadernetas de vacinação e a faixa etária.
A enfermeira explicou ainda que a campanha conta com 15 vacinas para crianças, são elas: Hepatite A, Hepatite B, Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C Conjugada, Poliomielite Inativada (VIP), Poliomielite oral (VOPb), DTP (difteria, tétano e coqueluche), BCG (formas graves de tuberculose na infância), Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela), Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus tipo b e hepatite B), contra o Papilomavírus Humano (HPV) e Difteria e Tétano (dT).
Já para os adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias estarão disponíveis as vacinas Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), contra o Papilomavírus Humano (HPV), Difteria e Tétano (dT), Febre Amarela, Hepatite B e Meningo C.
"É importante que os pais e responsáveis se mobilizem e redobrem a atenção sobre os cuidados com a saúde dos filhos, como é o caso da imunização, que é gratuita e as doses podem ser tomadas em qualquer unidade de saúde", advertiu.
Orientações
De acordo com a Secretaria de Saúde, para que a vacinação seja rápida e tranquila os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças e jovens para conferência das doses em atraso.
Caso o documento foi perdido ou extraviado, a recomendação é procurar o mesmo posto no qual a criança foi vacinada anteriormente, para acesso ao arquivo. "Para qualquer tipo de instrução sobre atrasos na carteira de vacina, é só a pessoa se dirigir a unidade de saúde que seu bairro pertence e se orientar com a equipe na sala de vacinas", finalizou Josi.
Assessoria de Imprensa