O prédio do antigo Ambulatório de Saúde Mental está fechado já faz alguns meses. O imóvel, que fica na esquina da Avenida Tapuias com a Rua Cherentes, recebeu obras de reforma para melhorar as condições de atendimento dos pacientes.
Acontece que houve mudança de planos e agora deverá ser feita nova readequação para receber o Centro de Saúde I "Dr. Walter Pimentel", que atualmente funciona, de forma improvisada, na Tupinambaranas, aos fundos do prédio da Previdência Social.
Segundo as informações da Secretaria Municipal de Obras, dentro do projeto de reforma, que será aproveitada do projeto anterior, já foi feita a demolição de alvenaria, execução de chapisco e reboco, troca de esquadrias, colocação de barras antipânico, e instalação de guarda-corpo.
Para o funcionamento do "Postão" é possível que pequenas adequações sejam feitas. Depois, será feito o trabalho de pintura interna e externa, e das esquadrias. A previsão de término é para o final deste mês.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o que ainda aguarda ser feito é a adequação na estrutura física já iniciada, como instalação de pias, lavatórios, divisão de salas, entre outras. Também será necessária uma cobertura para abrigar os pacientes que aguardam atendimento.
"Diante dos avanços do município na reorganização do novo modelo de assistência, perante a política ministerial de atenção psicossocial e frente ao cumprimento de intervenções do Ministério Público, fez-se necessário que a Secretaria Municipal de Saúde se antecipasse com urgência para a efetiva implantação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) no município, onde um imóvel locado fora muito bem selecionado e estruturado, atendendo desta forma todos os critérios de ambiência exigidos em portaria específica", explicou também, em nota, a pasta.
Já o "Postão" deve mudar de endereço assim que as adequações da estrutura física estiverem prontas.
Segundo a Secretaria de Saúde, a mudança trará benefício para a população, melhoria nas condições de trabalho para a equipe em questão e uma futura economia para a municipalidade, em se tratando de funcionamento de unidade de saúde em imóvel próprio, com espaço físico adequado.
O "Postão" conta com um quadro de cerca de 40 servidores e atende a população da área central do município.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.