A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) é um levantamento que mostra a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em todas as regiões da cidade.
A enfermeira do setor de endemias, Juliana Yuri Ueji Begnossi, explicou que a última pesquisa no município de Tupã foi realizada, do dia 9 a 16 desse mês, pelo setor de Endemias da Secretaria de Saúde onde foi avaliado o índice larvário das duas áreas da cidade, delimitadas para o planejamento de ações de combate e controle da doença.
"Ao todo as equipes da Secretaria de Saúde trabalharam 117 quadras e 857 imóveis, resultando em uma ADL de 0,9 no município, ou seja, abaixo de 1, uma classificação considerada como limite aceitável pelo Ministério da Saúde", explicou Juliana.
Segundo a enfermeira, a área 1 compreende a zona oeste e norte da cidade, onde foram trabalhadas 65 quadras, 405 imóveis trabalhados. Já na área 2, composta pela zona sul e leste, foram trabalhadas 52 quadras, 452. Na ADL realizada no primeiro semestre desse ano, o resultado foi de 3,1.
"Esses resultados são reflexos de um trabalho incansável da equipe do setor de Endemias que nesse ano, já realizou 90.474 vistorias para a remoção e o tratamento de criadouros, orientação aos munícipes e busca ativa de pacientes suspeitos", informou.
Juliana ressaltou ainda que cada cidadão tupãense tem papel fundamental nessa luta contra o Aedes aegypti, pois, apesar do índice não ser alarmante, o que preocupou o setor de combate a endemias foi o grande número de recipientes com água encontrados durante esse trabalho, dentre eles: piscinas, latas, baldes, sucatas, ralos (internos e externos), bebedouros animal, pneus e outros, totalizando 564. "Não podemos descuidar dos possíveis criadouros para o mosquito, eliminando ou acondicionado adequadamente toda água parada para que não sirva de criadouro para o mosquito", finalizou.
Assessoria de Imprensa
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.