O Hospital São Francisco de Assis recebeu no último sábado (21), o mutirão de cirurgias eletivas, que atendeu pacientes do SUS, que esperavam por cirurgias gerais como histerectomia, hérnia, vasectomia, hemorróidas, fimose e vesícula.
Os procedimentos cirúrgicos foram realizados pelo deputado federal e médico Sinval Malheiros (Podemos), com auxílio de médicos, enfermeiros e anestesistas do hospital. Cerca de 18 pessoas foram atendidas pelo mutirão. A prefeitura, junto com o coordenador regional do partido Podemos, Márcio Murini, também apoiaram a ação.
Márcio explica que o critério utilizado na realização das cirurgias foi a lista de espera que existia no AME – Ambulatório Médico de Especialidades. Estavam previstas 20 cirurgias em cada dia, sábado e domingo; entretanto muitas pessoas que estavam na lista do Ambulatório não eram de Tupã, o que fez com que o número fosse inferior ao esperado e os procedimentos pudessem ser feitos todos no sábado.
"Por serem pessoas de outras regiões o Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS) não autoriza essa cirurgia aqui em Tupã, a não ser que fosse de urgência. Além disso, entendemos também que muitos precisavam de um tempo de internação pré-operatória maior", explicou.
Ainda, segundo ele, foi feito o possível para atender o máximo de pessoas, conforme os critérios do AME. Um outro mutirão, para atender ainda mais pacientes, já foi pré-agendado para o mês de dezembro. Para o secretário municipal de saúde, Laércio Garcia, é incomum ver um projeto desta magnitude, onde os médicos e funcionários se sensibilizam e vêm a Tupã para realizar as cirurgias. "Temos prazer em parabenizar a atitude do deputado Sinval e dizer que esperamos que aconteçam novamente outros mutirões como este para que tiremos da lista de espera mais pessoas que aguardam por cirurgias há anos", disse
Sinval Malheiros, que além de deputado federal e médico, também é professor na faculdade de medicina de Catanduva, conta que ensina os alunos residentes de medicina a operar, especialmente em cirurgias abdominais.
De acordo com ele, há alguns anos atrás, os alunos o procuraram dizendo que havia poucas cirurgias e que não conseguiam aprender por falta de prática. "Fomos ver que existia uma grande fila de espera no hospital de Catanduva. Conversando com a administração, soubemos que alguns procedimentos acabavam atrapalhando o dia a dia do hospital, por isso, decidimos fazer as cirurgias aos finais de semana e quase zeramos a fila de espera por lá", contou. "Espero que outros municípios possam aderir a esse mutirão", completou Sinval.
O prefeito Ricardo Raymundo, esteve no hospital e visitou os pacientes após as cirurgias. Ele enfatizou que o Dr. Sinval se dispôs a vir de tão longe para fazer as cirurgias, mostrando-se sensível às necessidades da população. "Temos que agradecer a parceira do Márcio Murini, que fez o contato com a prefeitura junto ao Secretário Municipal de Saúde, procurando meios de concretizar essa parceria. Temos que corrigir nossa saúde e fazer com que menos pessoas sofram com a deficiência que existe no que diz respeito à saúde", disse.
"Algo que nos motiva a trazer mais ações como esta a Tupã é a felicidade de entrar nos quartos e ver a felicidade de alguém que teve sua cirurgia realizada. Isso nos gratifica e impulsiona a continuar ajudando", finalizou o prefeito.
Assessoria de Imprensa