cabonnet

Rumo aos Jogos de Tóquio 2020, os principais atletas paralímpicos do Brasil se reuniram nesta segunda-feira em uma festa de gala na Sala São Paulo. Os melhores da temporada tiveram suas conquistas reconhecidas no Prêmio Paralímpicos 2017, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A judoca Alana Maldonado, campeão mundial, recebeu o prêmio de atleta do ano na categoria feminina. No masculino, o nadador Daniel Dias foi o homenageado, mas não pôde comparecer à cerimônia por estar disputando o Mundial do México.

Maior medalhista paralímpico do Brasil com 24 conquistas, Daniel Dias está disputando o Mundial da Cidade do México, que foi adiado por causa do terremoto no país em setembro. Ele já conquistou dois ouros e pode levar o terceiro nesta segunda-feira. O agradecimento do nadador por seu terceiro prêmio de melhor do ano foi feito por vídeo. - Fico muito contente de receber mais uma vez esta premiação. É gratificante saber que tenho o carinho e a torcida das pessoas. Não pude estar presente porque estou representando o Brasil aqui no México, mas agradeço de coração a premiação - disse Daniel Dias, que nasceu com má formação congênita dos membros superiores e da perna direita.
Daniel Dias conquistou o ouro no Mundial do México (Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB)
Alana Maldonado ganhou os holofotes pela primeira vez no ano passado, quando foi vice-campeã paralímpica na categoria até 70kg. Neste ano, ela subiu um degrau no pódio e ficou com o ouro na Copa do Mundo de judô da IBSA (Associação Internacional de Esportes para Cegos), em outubro, no Uzbequistão. - Estou emocionada com esta premiação. Queria agradecer à minha equipe técnica, meus colegas de treino e à minha família que me dá suporte diariamente. Muito obrigado a todos - disse Alana, que foi diagnosticada com a doença de Stargardt aos 14 anos e disputa o judô para cegos desde 2014.
Alana Maldonado é vice-campeã paralímpica de judô (Foto: André Durão)
O Prêmio Paralímpicos também homenageou os melhores em cada uma das 25 modalidades paralímpicas, os melhores técnicos de modalidades coletivas e individuais, o atleta revelação e o atleta da galera (veja lista abaixo). O calendário paralímpico termina oficialmente com a Liga Mundial de vôlei sentado no Centro de Treinamento Paralímpico Imigrantes, a competição começa no próximo dia 14. Homenageados no Prêmio Paralímpicos 2017 Atleta Revelação - Mariana D Andrea Atletismo - Petrúcio Ferreira Basquete em cadeira de rodas - Gelson da Silva Bocha - Evelyn Oliveira Canoagem - Caio Ribeiro Ciclismo - Lauro Chaman Esgrima em cadeira de rodas - Jovane Guissone Esportes na neve - Aline Rocha Futebol de 5 - Ricardinho Alves Futebol de 7 - Jan Francisco Goalball - Josemarcio Sousa Halterofilismo - Bruno Carra Hipismo - Sérgio Oliva Judô - Alana Maldonado Natação - Daniel Dias Parabadminton - Vitor Tavares Parataekwondo - Débora Menezes Remo - Jairo Klug Rugby em cadeira de rodas - Julio Cézar Braz Tênis de mesa - Danielle Rauen Tênis em cadeira de rodas - Ymanitu Silva Tiro com arco - Francisco Cordeiro Tiro esportivo - Geraldo Von Rosenthal Triatlo - Carlos Viana Vela adaptada - Ana Paula Marques Vôlei sentado - Fred Dória

Por Bruna Campos - Globo Esporte

Santa catarina

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram