Diante da decisão da Santa Casa de não mais locar o prédio da Unimed, onde hoje funciona o Hospital São Francisco, que vai fechar suas portas no próximo dia 31, uma nova crise se instalou na saúde.
Por isso, uma reunião com a diretoria da Santa Casa e representantes da Unimed foi realizada na tarde de ontem, tendo sido iniciada por volta das 17 horas. Depois de algumas horas de discussões, o futuro dos atendimentos do falido Hospital São Francisco ainda não estava definido.
Divulgada a informação de que o hospital teria condições de pagar os funcionários, que ainda não receberam o benefício do 13º salário, a Santa Casa recuou em relação à proposta inicial, que previa assumir todos os atendimentos prestados pela entidade hospitalar.
Segundo a subsede do Sinsaúde (Sindicato dos Empregados da Saúde) de Tupã, os médicos, donos do Hospital São Francisco, não estariam de acordo em pagar o salário e os benefícios trabalhistas dos funcionários em troca do recebimento de seus honorários.
O São Francisco receberá repasses do SUS, referentes ao mês de novembro, neste mês de dezembro. Os repasses referentes a este mês serão depositados na conta do São Francisco, no mês de janeiro.
A informação deixou a diretoria da Santa Casa em situação desconfortável, que estuda, agora, a possibilidade de manter, apenas, os atendimentos realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em seu próprio prédio, localizado na Rua Manoel Ferreira Damião. "A Santa Casa vai assumir apenas o ‘teto’ do SUS e não vai poder atender no prédio da Unimed, onde funciona o São Francisco. Ela (Santa Casa), também não pode fazer isso", disse uma fonte que preferiu não se identificar.
Ou seja, os atendimentos de pacientes que possuem convênios com a Unimed e particular podem ser prestados pelo Hospital São Francisco, no ano que vem. Porém, a diretoria não sabe se terá condições de manter esses atendimentos, devido à dívida que possui, estimada em cerca de R$ 16 milhões. Essa também é uma preocupação da Santa Casa, atrelada à eventual falta de pagamento dos funcionários do São Francisco, que sobraria para a nova administração.
Cabe ressaltar que a Santa Casa pode responder processos judiciais ao herdar as dívidas do São Francisco e prestar atendimentos no mesmo local.
Existem, porém, outras alternativas que estão sendo "costuradas" para solucionar o problema que atingirá os pacientes de Tupã e região. Uma das alternativas é a Unimed assumir os atendimentos do Hospital São Francisco, porque precisa de um local para receber seus usuários do plano de saúde.
Segundo informações extraoficiais, um grupo religioso especula a possibilidade de assumir o Hospital São Francisco, caso não haja interesse da Santa Casa. O grupo religioso teria assumido a Santa Casa de Adamantina e de Presidente Prudente, de acordo com informações extraoficiais.
A irmandade da Santa Casa agendou para às 9 horas da manhã de hoje uma coletiva com a imprensa para se pronunciar sobre o assunto.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.