Os casos confirmados de dengue - doença transmitida pelo mosquito "Aedes aegypti" - tiveram redução drástica em 2017, conforme os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.
É importante alertar que, apesar da estatística positiva, é preciso que a população se mantenha vigilante, principalmente neste período de chuvas.
Vale reforçar a importância de tomar medidas simples, como fazer o descarte adequado de materiais inservíveis, vistorias nos vasos de plantas, ralos e calhas, a fim de evitar que estes materiais acumulem água e se tornem criadouros do mosquito "Aedes".
Conforme os dados divulgados, no ano de 2017 Tupã totalizou 6 casos de dengue e 1 caso de febre chikungunya. "Tivemos uma queda significativa de um ano para o outro, visto que em 2016 foram 106 casos positivos para dengue. Mas, essa queda foi vivenciada em todo o nosso País", destacou Juliana Yuri Ueji Begnossi, responsável pelo setor.
Ações
De acordo com Juliana, os trabalhos de vistoria em imóveis comerciais, residenciais, industriais e em pontos estratégicos, como borracharias, cemitérios e depósitos de ferro velho têm sido intensificados e, infelizmente, tem sido encontrada grande quantidade de criadouros decorrente do grande período de chuvas que ocasionou o acúmulo de água. "E, por essa razão, precisamos da colaboração de toda população tupãense para combater o mosquito ‘Aedes aegypti’, visto que o ciclo do mosquito é de cerca de 7 dias", finalizou.
Redação Diário de Tupã
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.