Na última quinta-feira (18) a Secretaria Municipal de Saúde abasteceu o estoque de insumos para diabetes das Unidades de Saúde da cidade e dos distritos. Ao todo foram recebidas 1.500 caixas de tiras para controle de glicemia e também seringas para aplicação de insulina.
Recentemente, a população foi afetada com a falta destes recursos que são essenciais para o tratamento da doença. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, a situação foi motivada pela demora da empresa fornecedora no envio produtos.
"A falta de estoque tanto das fitas quanto das seringas foi uma eventualidade, que foi prontamente solucionada. Não temos medido esforços nem recursos para manter insumos e medicamentos na rede básica de saúde", explicou Laércio. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, no ano de 2017 foram investidos R$ 2.965.085,31 em medicamentos (incluindo os de mandados judiciais).
A moradora Marisa Ferreira Antunes de Melo, que pertence à Unidade de Saúde da Vila Formosa, destacou a importância da distribuição gratuita dos insumos realizada pela prefeitura. Ela, que retira mensalmente duas caixas contendo 50 tiras de controle glicêmico cada, para o tratamento do marido, ressaltou que não teria condições de arcar com as despesas. "Meu marido precisa utilizar as fitas para medir a glicemia várias vezes por dia. O fornecimento através da prefeitura nos auxilia muito, pois o valor das caixas é elevado", relatou Marisa.
A Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade desta exercer adequadamente os seus efeitos, o que ocasiona um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Só no Brasil há mais de 13 milhões de pessoas com a doença, número que representa 6,9% da população.
Assessoria
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.