Visando imunizar a população e também sanar dúvidas sobre a caderneta de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando, continuamente, ações de atualização da caderneta de vacina dos tupãenses. A iniciativa tem como objetivo principal, resgatar os não vacinados ou completar esquemas de vacinação.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, a Secretaria conta com um estoque com cerca de 2 mil doses, para imunização de diversas doenças, inclusive a vacina contra a febre amarela, doença quem vem sendo protagonista nos noticiários das últimas semanas.
"O aumento de casos de febre amarela em macacos e humanos em todo Brasil tem preocupado muitos moradores. Entretanto, as ações preventivas, como ações de intensificação da vacina realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde, têm garantido o controle sobre a doença, assim como as ações contínuas de atualização vacinal de todas as outras doenças", explica.
De acordo com Laércio, para que a vacinação seja rápida e tranqüila, é necessário a pessoa levar a caderneta de vacinação para conferência das doses em atraso. Caso o documento foi perdido ou extraviado, a recomendação é procurar o mesmo posto no qual o paciente já foi vacinado anteriormente, para acesso ao arquivo. "Para qualquer tipo de instrução sobre atrasos na carteira de vacina, é só a pessoa se dirigir a unidade de saúde que seu bairro pertence e se orientar com a equipe na sala de vacinas", finalizou.
Febre Amarela
De acordo com as informações da pasta, nunca foram registrados casos da doença em Tupã. Por isso, o Ministério da Saúde ainda não apontou a necessidade de realizar a Campanha de Vacinação no município. "Até o momento, a secretaria não recebeu informações sobre a necessidade de realizar a campanha, por isso não é necessário correria e pânico, não somos um dos municípios que está com risco de surgimento da doença e há vacinas para toda população. A procura pela dose continua dentro da normalidade, sendo que a maioria tem sido procurada por pessoas que estão passando as férias em Tupã ou por aqueles que moram no município há pouco tempo e ainda não foram imunizados", explicou o secretário.
Assessoria
Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp
Participe dos nossos grupos
Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.