Tupã é referência na aplicação de soro antiescorpiônico na região
18/04/2018 Pacientes de Arco-Íris, Herculândia, Iacri, Rinópolis e Queiróz também são atendidos no município
O município de Tupã é referência na aplicação de soro antiescorpiônico, indicado como uma das formas de tratar o envenenamento causado pela picada de escorpiões do gênero Tityus serrulatus. A solução fica armazenada no Hospital Santa Casa de Misericórdia, que atende inclusive os municípios de Arco-Íris, Herculândia, Iacri, Rinópolis e Queiróz. Além do antiescorpiônico, também estão disponíveis os soros do tipo antitetânico, antiaracnídeo e antiofídico, todos armazenados na Santa Casa de Misericórdia.
O efeito do soro antiescorpiônico tem início imediatamente após sua administração, neutralizando as toxinas do veneno encontradas no sangue e possivelmente nos tecidos. Quanto antes for feita a administração, maior é o potencial de tratamento.
De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de combate às endemias, Juliana Yuri Ueji Begnossi, a solução antiescorpiônica é necessária quando a vítima apresenta além de reações locais (como dor, edema e vermelhidão), algumas alterações sistêmicas renais, neurológicas hemorrágicas, entre outras.
"A vítima da picada do escorpião deve passar por atendimento médico o mais rápido possível para avaliar se há ou não necessidade de aplicar o soro. Quanto mais precoce for o atendimento, melhor é a recuperação”, explicou a enfermeira.
Vale lembrar que os períodos quentes e chuvosos favorecem o aparecimento do aracnídeo. O acúmulo de entulho ou materiais inservíveis como madeira, cercas, tijolos, ferro velho e entulhos em geral, servem como abrigo e favorecem sua proliferação.
O escorpião também pode adentrar os imóveis pela rede de esgoto, através do ralo de banheiro e pia de banheiro ou cozinha, por isso é fundamental vedar as possíveis locais de entrada do escorpião como ralos, soleira de portas, janelas, manter os quintais limpos e verificar sempre roupas e calçados para evitar acidentes com escorpiões.
Enfermeira Juliana fala sobre ações contra escorpiões realizadas em Tupã