Campanha de prevenção e combate ao suicídio superou expectativas
07/10/2018 Um dos temas abordado foi o índice alarmante, de depressão entre adolescentes e jovens sendo a 2ª causa de morte entre as idades dos 15 aos 19 anos.
Durante todo o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou diversas ações em prol da campanha de prevenção e combate ao suicídio "Setembro Amarelo”.
A campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio teve como objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo. De acordo com o Diretor do Departamento de Saúde Mental da secretaria municipal de Saúde, Fernando Neves Januário, a campanha mobilizou todos para que se envolvessem nas ações de prevenção.
Um dos temas abordado foi o índice alarmante, de depressão entre adolescentes e jovens sendo a 2ª causa de morte entre as idades dos 15 aos 19 anos. "Apesar de números alarmantes, pouco se falava sobre o tema. Muitos acreditam que falar seja ruim, pois em vez de combatê-lo, encorajaria as pessoas a praticarem esse ato infeliz”, disse.
Fernando contou que a campanha teve como intuito acabar com esse tabu, por isso, foi criado uma comissão com representantes de vários seguimentos do município para que juntos pudéssemos elaborar uma campanha de proporções de grande relevância para a nossa população.
Segundo ele, as ações que foram realizadas no mês de setembro na campanha "Setembro Amarelo” na perspectiva de dialogar sobre o assunto foram realizadas 13 palestras para 901 alunos das escolas estaduais e particulares do ensino médio devido ao crescimento acentuado de tentativas de suicídio nessa faixa etária.
"Foram realizadas palestras em todas as Estratégias da Saúde da Família e nas Unidades Básicas atingindo uma população de 344 pessoas e também palestras nos Cras Sul e Leste com número de 219 participantes”, frisou Fernando.
A abertura da Campanha que aconteceu no Clube dos Comerciários com a presença de 300 pessoas onde houve uma linda apresentação do Esquete pelo LEO Clube de Tupã e a presença do palestrante Mauro Dias com o tema "Falar é a Melhor Solução”.
Fernando contou ainda que campanha foi um grande sucesso, todos sendo beneficiados, tanto a população como os profissionais da Rede de atenção Psicossocial que participaram de uma Capacitação com um nível de excelência ministradas por representantes do Corpo de Bombeiro com o Tema "Abordagem Técnica ao Suicida” tendo 110 profissionais inscritos.
"Outros eventos marcantes dentro da campanha, foram a ‘Pedalada Pela Vida’, Quinta Com Arte e a Passeata que conseguimos atingir uma grande quantidade de pessoas de uma forma onde utilizava de temas como valorização a vida, sendo presenciada sendo prestigiados por grande número de famílias, jovens e crianças”, frisou Fernando.
Fernando ressaltou que o grande objetivo foi alcançado, é retratado no aumento significativo da procura de atendimento a pessoas que apresentaram pensamentos ou ideações suicidas, após a data de início da campanha até presente data foram 22 pessoas. "O aumento de quatro vezes o número da procura, algumas pessoas já tiveram alta referenciada do serviço por não apresentar mais risco eminente de suicídio e outras continuam em tratamento com a equipe multiprofissional do CAPS”, destacou.
Na oportunidade o Diretor do Departamento de Saúde Mental, agradeceu ao Prefeito Ricardo Raymundo, vice-prefeito Caio Aoqui, Secretário da Saúde Laércio Garcia e em especial a Comissão e a equipe do CAPS. "Quero agradecer a cada um de vocês pelo esforço e dedicação que colocam diariamente no trabalho. E parabenizar todos que contribuíram para a realização da campanha, permitindo assim que as ações fossem realizadas com maestria”, contou. "Todos estão de parabéns pelo excelente trabalho realizado, e pelo espírito de união e sacrifício da comissão”, finalizou.
O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, falou sobre as ações realizadas durante todo o mês e a abordagem usada pelos profissionais, para que o tema envolva o maior número de pessoas. "A campanha teve o intuito de fazer um alerta à população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção. Contamos com a participação de usuários e profissionais dos serviços, e de outras Secretarias Municipais, é muito importante que as pessoas entendam que o tema é amplo e que todas as pessoas passam por momentos que precisam de um alerta e de apoio. Por isso, é importante quebrar o silêncio para dialogar e acolher as pessoas”, disse. "Agradecemos a todos os envolvidos na campanha, que realizam um ótimo trabalho”, afirmou.
O vice-prefeito Caio Aoqui Parabenizou todos os membros da Secretaria Municipal de Saúde e envolvidos na campanha. "Parabéns a todos que trabalharam arduamente na realização e divulgação desta campanha. Além disso, todo o comércio também tem se mobilizou, colocando suas vitrines com cores amarelas, o que demonstra a importância destas ações”, afirmou.
Já o prefeito Ricardo Raymundo, parabenizou as equipes envolvidas na campanha Setembro Amarelo e convidou à população a continuar com as ações de conscientização e orientação a prevenção ao suicídio. "O suicídio acontece debaixo dos nossos olhos e isso precisa mudar, por isso, orientamos que as pessoas nos procurem e procurem nossos profissionais, porque estamos capacitados a fornecer a ajuda de que elas precisam”, finalizou.