AME Tupã realiza simpósio de saúde e educação nas dificuldades de aprendizagem
26/11/2018 Evento tem na programação palestras e mesa-redonda que irão discutir do ponto de vista multidisciplinar o diagnóstico e a intervenção em casos de transtornos e dificuldade de aprendizagem; inscrições serão recebidas a partir do dia 26/11.
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Tupã, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP), sob gestão da Famesp, realiza no próximo dia 14 de dezembro o I Simpósio Interface Saúde e Educação nas dificuldades de aprendizagem.
Com o tema central "Um olhar integrado do diagnóstico à intervenção”, o evento é voltado a profissionais que atuam na rede municipal e estadual: gestores, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e demais interessados no tema.
As inscrições serão recebidas exclusivamente pela internet (https://www.e-inscricao.com/ametupa/simposio2018) no período de 26/11 a 12/12/2018. Para profissionais da rede municipal e estadual, o investimento é de R$ 35,00; para outros profissionais e demais interessados, o valor é de R$ 50,00 (estão incluídos nesses valores o simpósio, dois coffees e almoço no local). As vagas são limitadas.
Programação
O simpósio terá início às 7h30 min, com recepção e entrega de material. Para às 8 horas, está marcada a abertura e uma apresentação musical. Às 9 horas, a neuropsicóloga do Instituto de Psicologia (IPECS) e da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), Karina Kelly Borges, irá ministrar a palestra "Diagnóstico diferencial entre transtornos e dificuldade de aprendizagem”. Às 11 horas, acontece a palestra "Um olhar multidisciplinar para a aprendizagem e para o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, conduzida pela pediatra e neurologista infantil da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), Niura de Moura Ribeiro Padula.
Para o período da tarde está programada uma mesa-redonda com o tema central "Propostas de intervenção na sala de aula”. Quem irá conduzir os assuntos serão a neuropsicóloga e pesquisadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA), Graziele Kerges, abordando as contribuições da psicologia nos problemas de atenção e comportamento, e a fonoaudióloga e também pesquisadora do LIDA, Bianca dos Santos, que irá falar sobre as contribuições da fonoaudiologia nas dificuldades de aprendizagem.
Para os organizadores do evento, o simpósio tem como objetivo refletir sobre a crescente demanda de crianças com dificuldades de aprendizagem e discutir os aspectos relacionados ao diagnóstico diferencial e tratamento. "Queremos por meio desse simpósio afinar o trabalho em rede, com um enfoque multidisciplinar, e contribuir com estratégias de manejo diante das dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento no contexto escolar”, afirma a psicóloga do AME Tupã, Juliana Ribeiro Costa Girotto.
A programação completa pode ser conferida no site ou no blog da Famesp (www.famesp.org.br e www. blog.famesp;org.br).