Tupãense recorre à deputada para pedir agilidade em liberação de inseticida
03/06/2019 População de Tupã continua demonstrando preocupação com os casos de dengue. Pedido foi entregue pela deputada ao secretário estadual de Saúde.
Em meio à pior epidemia de dengue da história, com mais de 4 mil casos registrados, os tupãenses têm procurado diversas maneiras de ajudar o poder executivo a buscar soluções para o problema, que tem causado sofrimento e até mortes na cidade.
Um munícipe, que preferiu não se identificar, recorreu à deputada estadual Janaina Paschoal (PSL) para tentar agilizar a disponibilização de inseticida, o "fumacê", para pulverizar a cidade.
Segundo o morador, a deputada foi rápida em responder à solicitação. "Enviei o pedido e a deputada me respondeu em apenas duas horas", contou.
Na última semana, o vereador capitão Neves (PV), que também milita pelo PSL a nível municipal, esteve na Assembleia Legislativa (ALESP) e foi informado pela deputada, de que o pedido enviado às mãos do secretário estadual de Saúde, Dr. José Henrique Germann Ferreira.
Em ofício a que o Tupacity.com teve acesso, Janaina reforçou que os casos de dengue em Tupã aumentaram 20% entre os meses de março e abril, que a prefeitura não pôde comprar o inseticida por conta de problemas internos do fabricante e que duas grandes empresas da cidade chegaram a se disponibilizar para a compra.
Além disso, também ressaltou que o fumacê pode ajudar em até 96% na redução dos casos de dengue.
"Com máximo respeito, ainda que o melhor instrumento de combate às enfermidades tropicais seja a conscientização e educação da população é inviável aguardar os resultados de ações desse tipo em zonas endêmicas onde há padecimento e morte. Inviável também fazer com que a população se substituta ao Estado sendo responsabilizada na totalidade pelo controle da saúde coletiva", assinalou no ofício, que pode ser conferido logo abaixo.
Vale lembrar que a deputada teve um número considerável de votos em Tupã, com 3.725 dos votos, o que equivale a 12,00% de seus eleitores.
Janaina Paschoal encaminhou pedido de tupãense ao Secretário Estadual de Saúde