Granol: complexo industrial continua sem interessados
04/07/2019 Após encerrar o refino de óleo de soja há cerca de três anos em Tupã, a Granol ainda não encontrou interessados na aquisição do complexo industrial instalado em Tupã
Após encerrar o refino de óleo de soja há cerca de três anos em Tupã, a Granol ainda não encontrou interessados na aquisição do complexo industrial instalado em Tupã, nos altos da Vila Abarca, que mantém apenas alguns serviços administrativos.
A empresa já afirmou que os colaboradores do setor administrativo poderão ser transferidos para a unidade de Osvaldo Cruz, caso receba proposta de investidores no uso do espaço. A maior parte já atua naquela unidade.
A empresa não estimou o valor do seu complexo industrial, instalado em uma gigantesca área, em ponto nobre da Rua Aimorés, na saída para Arco-Íris.
Fim das atividades
Na época do fim de suas atividades industriais, a Granol informou que a transferência da empresa não se deu em razão da queda de produção, mas pelo fato de possuir uma nova refinaria no município de Bebedouro, inaugurada no final do ano de 2015.
De acordo com a empresa, a dificuldade de recuperação dos créditos de ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) aplicados no Estado de São Paulo, limita a expansão da empresa nas cidades paulistas. Ou seja, outros estados oferecem melhor competitividade fiscal para empresas do setor, em relação à cobrança de tributos.
A Granol ofereceu a possibilidade dos colaboradores se transferirem para outras unidades, caso demonstrassem interesse. Os funcionários que não foram transferidos e não tiveram oportunidades compatíveis com o perfil na empresa foram desligados com o recebimento das devidas indenizações trabalhistas.
Mercado
A recessão econômica do País dificulta o investimento no mercado imobiliário tupãense. Hoje na cidade, diversos imóveis, apesar de bem localizados ou de terem ampla estrutura, permanecem abandonados. É o caso do antigo IPT (Instituto Psiquiatria Tupã), no Jardim Nossa Senhora de Fátima, e da antiga Clínica de Repouso Dom Bosco, na Rua Mandaguaris.
Granol: complexo industrial continua sem interessados