unidade de hidratação

A Secretaria de Saúde de Tupã retomou nesta quarta-feira (4) a vacinação contra a gripe após as doses enviadas pelo Ministério da Saúde, 6,8 mil, terminarem no sábado (30), dia D da campanha. Essa quantidade é referente a 30% do público-alvo da campanha que é de pouco mais de 17 mil pessoas. Para a retomada nesta quarta-feira foram enviadas mais 6,8 mil doses e a prefeitura decidiu distribuir senhas para as pessoas do público-alvo que procuraram as unidades de saúde e filas que dobravam o quarteirão se formaram logo pela manhã. Depois de não conseguir tomar a vacina no sábado, o aposentado Marco Antônio da Silva entrou na fila bem cedo. "Eu vim no sábado e quando cheguei a vacina já tinha acabado e agora a gente vem e tem que ficar horas na fila, eu preciso tomar insulina, mas não posso sair daqui se não perco meu lugar na fila", conta. Com medo de ficar sem a dose, muita gente do público-alvo da campanha correu para o posto de saúde. "Eu peguei a senha 416 e cheguei aqui às 7 horas", afirma a assistente social Daniela Machado Santana.

Dentro dos postos de saúde, os grupos foram atendidos aos poucos e as equipes organizaram a vacinação nos corredores para poder dar conta da demanda. Segundo a secretária de Saúde, Rosângela Urel, as doses recebidas nas duas etapas somam 60% do necessário para o público-alvo. "A quantidade atende uma parte do público-alvo, que de aproximadamente 17,8 mil pessoas. Foram enviados 30% no sábado e mais 30% para a retomada da campanha hoje. Quem não conseguir a senha nesta quarta-feira deve retornar quando novas vacinas chegarem. Nós vamos informar pela imprensa quando isso ocorrer e o procedimento é mesmo de hoje, serão distribuídas senhas para quem procurar os postos de saúde e estiver dentro do público-alvo", destaca. Uma liminar da Justiça determinou que toda a população de Tupã fosse vacinada. De acordo com a secretaria o cumprimento da medida depende das doses que serão enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado, que repassa as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. "Da parte do município que é administrar a vacina para o público-alvo será feita, agora a parte do estado que é fornecer as doses, nós não podemos responder", completa.
O público-alvo estipulado neste ano para campanha é formado por idosos, indígenas, pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias e crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos de idade, detentos e funcionários do sistema prisional. A vacina também oferece proteção contra o vírus H1N1. As gripes podem ser prevenidas com a tomada das seguintes medidas: • Evitar aglomerações e ambientes fechados • Manter caderneta de vacinação atualizada • Cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar (use lenços descartáveis ou proteja com o braço) • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal • Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel • E o público alvo da Campanha deve tomar a vacina todos os anos.

G1

cabonnet

Compartilhe:

Receba Notícias do TupãCity pelo Whatsapp


Participe dos nossos grupos

Fique informado em tempo real sobre as principais notícias de Tupã e região.

Instagram